Frases sobre Próprio de Masaharu Taniguchi

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Frases de próprio de Masaharu Taniguchi. As mais belas frases e mensagens de Masaharu Taniguchi para ler e compartilhar.

Se ficares irado, em toda parte aparecerão lanças e espadas pare te ferir. Na verdade, a ira é um ‘espinho mental’ com que feres a ti próprio.

Se vivificares o próximo, tu próprio serás vivificado. Se compreenderes o sentimento do próximo, serás até curado de doenças.

De que valem as teorias a respeito de Deus? O mais importante é despertares para o grande fato de que tu próprio és Deus.

Se pisares acidentalmente num pedaço de corda e julgares tratar-se de uma serpente, ficarás tão assustado com teu próprio equívoco, que até poderás adoecer. No entanto, a corda continua sendo corda mesmo que tenhas pensado ser uma serpente. Assim também é a Imagem Verdadeira do homem. Mesmo que a pessoa adoeça por ter uma visão errônea de sua Imagem Verdadeira, esta continua perfeita, isenta de envelhecimento, doença e morte.

‘Deixa que os mortos sepultem os seus mortos’ – Poucos são os que compreendem o verdadeiro sentido destas palavras de Cristo. Ele não aconselhou a vivificar os mortos; quis dizer o seguinte: ‘Deixa a sombra (o corpo carnal) sepultar-se a si mesma; a morte é própria da sombra. Não vês que atua Imagem Verdadeira (Eu verdadeiro) vive eternamente?’. Bem-aventurados são os que conscientizam o seu Eu eternamente vivo, não se apegando nem à vida nem à morte do corpo carnal.

Não é correto dizer que um pintor não precisa saber nada além da pintura. Não é correto dizer que um comerciante não precisa saber nada além do comércio. Para ser um pintor ou um comerciante que se deixa arrastar pelas correntezas da moda ou da época, talvez não precise aprender nada além de sua especialidade. Porém, para produzir algo que se imortalize, resistindo às vicissitudes e aos julgamentos das mais variadas pessoas de diferentes épocas, tanto o pintor como o comerciante precisam aprender a cativar o coração de todas as pessoas. Para cativar o coração de todas as pessoas, eles próprios devem tornar-se ‘seres integrais’. Quando um pintor se tornar ‘ser integral’, conseguirá criar uma obra de arte capaz de cativar o coração de todo mundo. Quando um comerciante se tornar ‘ser integral’, conseguirá realizar um grande empreendimento capaz de cativar o coração de todas as pessoas.

Carlyle disse: ‘Na fisionomia das pessoas que conhecem um mundo mais elevado, vejo o resplendor; e em seus olhos vejo a luz’. Se queremos dominar nosso próprio mundo mental e tomar nossa fisionomia e nossos olhos radiantes, plenos de paz e felicidade, precisamos conquistar esse ‘mundo mais elevado’ e nele buscar a Vida infinita, a sabedoria infinita e o amor infinito. Quando nos unimos a esse mundo elevado – a fonte da Vida infinita, o manancial da sabedoria infinita, o rio do amor infinito – subitamente passam a fluir em abundância, de dentro de nós, a Vida infinita, a sabedoria infinita e o amor infinito.

Quem tem a mente alegre não precisa recorrer especialmente ao método de sorrir diante de um espelho. Basta contemplar a própria alegria interior. Assim, finalmente conseguirá ver com os olhos da mente a sua própria imagem plena de luz. Este é o estado espiritual mais elevado.

Mesmo que transforme o mundo exterior, o ser humano não será feliz se não mudar a sua mente. A felicidade está na mente do próprio ser humano. Mentalizando a felicidade, ocorre a vibração mental de felicidade; ocorrendo a vibração mental de felicidade, estabelece-se a sintonia com as vibrações de felicidade do mundo e concretiza-se uma vida feliz.

O amor adquire mais força quando oferecido ao próximo; a palavra adquire mais força quando pronunciada; o pensamento ganha mais força quando expressado. Aquele que é parcimonioso em oferecer o amor, pronunciar boas palavras e expressar bons pensamentos acaba diminuindo sua própria força. Mesmo quando duas pessoas se encontram, vence aquele que primeiro dirige palavras de cumprimento. Vencer significa progredir espiritualmente antes dos outros.

Ao fato de a mente se enrascar em si mesmo – ou seja, de se deixar dominar pela própria aflição – diz-se ‘ilusão’.

Aquele que é incapaz de crer que ele próprio é filho de Deus, também não será capaz de crer que os outros são filhos de Deus. Aquele que prega sermões, dizendo: ‘Pecador, acabarás no inferno!’, acabará ele próprio no inferno.

Aquele que continua preso ao carma apesar de conhecer a lei do carma, alcançou apenas o despertar parcial, e não o despertar verdadeiro. O despertar verdadeiro é aquele em que a pessoa, conhecendo a lei do carma, consegue contemplar a Imagem Verdadeira que transcende o carma. O despertar parcial é aquele em que a pessoa, conhecendo a lei do carma, tenta pesquisá-lo e acaba mergulhando ainda mais no próprio carma.

Se és portador de defeito físico ou doença incurável, suporta os sofrimentos. Não invejes aquele que possui um bom cavalo (corpo). Não amaldiçoes o próximo. Tem orgulho de estares montando especialmente um cavalo (corpo) débil, pois tua Vida é um cavaleiro exímio. Não fraquejes. Não humilhes tua própria Vida, que é um exímio cavaleiro.

A riqueza em si não é limpa nem suja. Ela torna-se limpa quando empregada para fins nobres, e torna-se maculada quando empregada unicamente para aumentar a fortuna e a reputação próprias.

A mente de quem busca exclusivamente sua própria salvação está afastada do todo, do Caminho. Fora do Caminho crescem espinhos que arruínam o destino.

Não recorrer a expedientes próprios não significa ficar de braços cruzados. Significa acolher a vontade de Deus e manifestá-la em todos os atos da vida. Em outras palavras, significa tornar-se um canal através do qual se manifesta a vontade de Deus; significa permitir que Deus aja plenamente.

Os prazeres não passam de meios para iludir a nós mesmos. Para a Vida, a própria matéria é uma ilusão; o próprio corpo carnal também é uma ilusão. Nem é preciso dizer, portanto, que os prazeres materiais e carnais são meras ilusões.

Crucifica teu corpo hoje. Crucificar é matar. Matar o próprio corpo não é praticar suicídio. É anular o corpo carnal, afirmando que ele ‘não existe’.