Frases sobre Essência de Masaharu Taniguchi

9 resultados
Frases de essência de Masaharu Taniguchi. As mais belas frases e mensagens de Masaharu Taniguchi para ler e compartilhar.

Mesmo que envolvamos um diamante com lama e imundícies, ele próprio não se macula. O diamante permanece limpo e puro sob a sujeira. O que está sujo é apenas a sujeira. Assim também é a essência espiritual do ser humano: por mais que o homem se envolva com pecados, jamais fica maculado; apenas encobre sua natureza verdadeira. É isto que queremos dizer quando afirmamos que ‘neste mundo não há um pecador sequer’. Na verdade, o que é pecaminoso é unicamente o pecado e não o ser verdadeiro, isento de pecado.

Se podemos extrair ouro de uma mina, é porque o ouro existia ali desde o princípio. A base de nossa salvação eterna está no fato de que nossa essência é nosso ‘Eu eterno’, ou seja, filho de Deus.

Na essência, todas as religiões concordam com o princípio de que ‘O mal não existe na criação de Deus’. Porém, muitas erram na conclusão seguinte: ‘… a doença não é uma coisa má, pois ela vem de Deus; aceitemo-la agradecendo’.

O ouro é sempre ouro, quer seja transformado em anel, quer em moeda ou em broche. A aparência pode mudar, mas a essência do ouro permanece inalterada. Também o homem, qualquer que seja a sua aparência e ainda que seu corpo seja destruído, é filho de Deus na sua essência e jamais se destrói.

Não se deve considerar o trabalho apenas do ponto de vista lucrativo e utilitarista. O trabalho não passa de ‘resíduo’ expelido pela Vida, no processo de manutenção de si mesma. Uma Vida mantém-se ativa para vivificar a própria essência, e com o ‘resíduo’ expelido em consequência dessa atividade alimenta outras Vidas. Isto é semelhante ao processo em que as plantas, para se manterem vivas, absorvem gás carbônico e expelem oxigênio, o que garante a sobrevivência dos animais. Invertendo a importância das coisas, pode-se dizer que na época de superprodução, não trabalhar passa a ser virtude.

Porém, é uma pretensão pensar que um corpo maculado seja isento de pecado. O corpo maculado não é o ‘Eu verdadeiro’. No interior do homem existe a essência perfeita e imaculada, e esta é o ‘Eu verdadeiro’. Quem compreende isto compreende a natureza verdadeira de si próprio.