Passagens sobre Aduladores

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A Adulação na Amizade

Pois que √© pr√≥prio da verdadeira amizade dar e receber conselhos, d√°-los com franqueza e sem azedume, receb√™-los com paci√™ncia e sem repugn√Ęncia, persuadamo-nos bem de que n√£o ha defeito maior na amizade que a lisonja, a adula√ß√£o, as baixas complac√™ncias. Com efeito, n√£o se poderia dar bastantes nomes ao v√≠cio desses homens fr√≠volos e enganadores, que falam sempre para agradar, e jamais para dizer a verdade.
A dissimula√ß√£o √© funesta em todas as coisas (pois corrompe e altera em n√≥s o sentimento da verdade) mas √©, sobretudo, contr√°ria √† amizade. Destr√≥i a sinceridade, sem a qual n√£o subsiste mesmo o pr√≥prio nome da amizade. Se a for√ßa da amizade consiste em fazer de v√°rias almas uma s√≥, como seria assim, se em cada homem a alma n√£o √© a mesma, n√£o √© constante, mas vari√°vel, mut√°vel, tomando mil formas? De facto, que h√° de mais mut√°vel, de mais vers√°til que a alma daquele que se transforma n√£o apenas segundo o sentimento e a vontade dum outro, mas a um pequeno sinal deste, a um m√≠nimo gesto seu? ¬ęEle diz n√£o? Eu digo n√£o; ele diz sim? eu digo sim: numa palavra, eu me impus a obriga√ß√£o de tudo aplaudir¬Ľ,

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Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um c√£o. Cuida, pois, em n√£o admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de c√£es de guarda.

O adulador √© um ser que n√£o tem estima nem pelos outros, nem por si mesmo. Aspira apenas a cegar a intelig√™ncia do homem, para depois fazer dele o que quiser. √Č um ladr√£o nocturno que primeiro apaga a luz e em seguida come√ßa a roubar.

O Outro como Motivo da nossa Infelicidade

Pergunta-se por que todos os homens juntos n√£o comp√Ķem uma √ļnica na√ß√£o e n√£o quiseram falar uma √ļnica l√≠ngua, viver sob as mesmas leis, combinar entre eles os mesmos costumes e um mesmo culto; e eu, pensando na contrariedade dos esp√≠ritos, dos gostos e dos sentimentos, surpreendo-me ao ver at√© sete ou oito pessoas reunirem-se sob um mesmo tecto, num mesmo recinto e compor uma √ļnica fam√≠lia.
(…) Buscamos a nossa felicidade fora de n√≥s mesmos e na opini√£o de homens que sabemos aduladores, pouco sinceros, sem equidade, cheios de inveja, de caprichos e preconceitos.

Ingratos

Não maldigo o rigor da iníqua sorte,
Por mais atroz que fosse e sem piedade,
Arrancando-me o trono e a majestade,
Quando a dous passos só estou da morte.

Do jogo das paix√Ķes minha alma forte
Conhece bem a estulta variedade,
Que hoje nos d√° cont√≠nua f’licidade
E amanh√£ nem ‚ÄĒ um bem que nos conforte.

Mas a dor que excrucia e que maltrata,
A dor cruel que o √Ęnimo deplora,
Que fere o coração e pronto mata,

√Č ver na m√£o cuspir a extrema hora
A mesma boca aduladora e ingrata,
Que tantos beijos nela p√īs ‚ÄĒ outrora.

A ac√ß√£o √© um mero consolo. √Č a inimiga do pensamento e a amiga das ilus√Ķes aduladoras.

Adulam-te como um deus ou um diabo! Choramingam diante de ti como diante de um deus ou de um diabo. Que importa? S√£o aduladores e chor√Ķes, nada mais que isso.

Para os aduladores não há rico tolo nem pobre discreto, porque têm óculos de vista larga com que se representam as coisas.

Melhor √© ser atirado entre os le√Ķes do que entre os aduladores: Os le√Ķes nos matam rapidamente; os aduladores, aos poucos.