Citações sobre Comadres

6 resultados
Frases sobre comadres, poemas sobre comadres e outras citações sobre comadres para ler e compartilhar. Leia as melhores citações em Poetris.

A Mentira Agrada Mais do Que a Verdade

O espírito do homem é feito de maneira que lhe agrada muito mais a mentira do que a verdade. Fazei a experiência: ide à igreja, quando aí estão a pregar. Se o pregador trata de assuntos sérios, o auditório dormita, boceja e enfada-se, mas se, de repente, o zurrador (perdão, o pregador), como aliás é frequente, começa a contar uma história de comadres, toda a gente desperta e presta a maior das atenções.
Como é fácil essa felicidade! Os conhecimentos mais fúteis, como a gramática por exemplo, adquirem-se à custa de grande esforço, enquanto a opinião se forma com grande facilidade, contribuindo tanto ou talvez mais para a felicidade. Se um homem come toucinho rançoso, de que outro nem o cheiro pode suportar, com o mesmo prazer com que comeria ambrósia, que tem isso a ver com a felicidade? Se, pelo contrário, o esturjão causa náuseas a outro, que temos nós com isso? Se uma mulher, horrivelmente feia, parece aos olhos do marido semelhante a Vénus, para o marido é o mesmo do que se ela fosse bela.

A Inutilidade de Guerras e Revoluções

As guerras e as revoluções – há sempre uma ou outra em curso – chegam, na leitura dos seus efeitos, a causar nĂŁo horror mas tĂ©dio. NĂŁo Ă© a crueldade de todos aqueles mortos e feridos, o sacrifĂ­cio de todos os que morrem batendo-se, ou sĂŁo mortos sem que se batam, que pesa duramente na alma: Ă© a estupidez que sacrifica vidas e haveres a qualquer coisa inevitavelmente inĂştil.
Todos os ideais e todas as ambições são um desvairo de comadres homens. Não há império que valha que por ele se parta uma boneca de criança. Não há ideal que mereça o sacrifício de um comboio de lata. Que império é útil ou que ideal profícuo?
Tudo Ă© humanidade, e a humanidade Ă© sempre a mesma – variável mas inaperfeiçoável, oscilante mas improgressiva. Perante o curso inimplorável das coisas, a vida que tivemos sem saber como e perderemos sem saber quando, o jogo de mil xadrezes que Ă© a vida em comum e luta, o tĂ©dio de contemplar sem utilidade o que se nĂŁo realiza nunca – que pode fazer o sábio senĂŁo pedir o repouso, o nĂŁo ter que pensar em viver, pois basta ter que viver,

Continue lendo…

Todos os ideais e todas as ambições são um desvairo de comadres homens. Não há império que valha que por ele se parta uma boneca de criança.