Frases sobre Humanos de Masaharu Taniguchi

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Frases de humanos de Masaharu Taniguchi. As mais belas frases e mensagens de Masaharu Taniguchi para ler e compartilhar.

Deus não criou perversidade na mente humana. Mente perversa não é própria do ser humano. O homem não é uma criatura má. Se estás tendo um pensamento mau, é sinal de que teu ‘Eu verdadeiro’ não está manifestado.

Quando se esgota a inteligência humana, manifesta-se a Sabedoria de Deus. Quando se esgota a força do nosso ego, despertamos para uma força maior.

É preciso tratar com delicadeza tudo que é delicado. Aquele que bate com martelo as teclas de um piano é tolo. Para tocar piano, são necessários dedos delicados. Aquele que tenta cravar um prego com punho é tolo. Também no trato humano é preciso saber distinguir quem é ‘piano’ e quem é ‘prego’.

Quando o ser humano se retrai, sente-se desconfortável, contrariado e descontente. Isto porque a retração é contrária à sua natureza. A natureza humana é crescer, é desenvolver-se. Ao te sentires descontente, não culpes os outros. Deves refletir se não estás contrariando tua própria natureza, ou seja teu crescimento.

Há pessoas que vêm à Seicho-No-Ie pensando em obter saúde; outras vêm pensando em obter riqueza. Mas a verdadeira felicidade não está na saúde nem na riqueza, pois há pessoas que suicidam apesar de terem saúde ou de serem ricas. A verdadeira felicidade do ser humano está em saber que o ‘Eu verdadeiro’ é filho de Deus. A Seicho-No-Ie surgiu para transmitir este segredo da felicidade.

Há os que retribuem os favores recebidos, e há os que nunca se lembram de os retribuir. Estes, mesmo após se tornarem independentes, pensam que têm direito de continuar recebendo favores. Um cachorro pode achar que tem direito de receber favores eternamente, mas um ser humano deve envergonhar-se de tal atitude.

De que adianta uma pessoa ter fé, se sua mente permanece fechada? Ter fé é ter a mente aberta. Ter fé é ter consciência da grandiosidade da natureza do ser humano como filho de Deus, e sair para um mundo imenso, transpondo as barreiras do pequeno mundo particular. Aquele que fala da fé, fechado em si mesmo, não conhece Deus verdadeiramente. A fé da Seicho-No-Ie é ampla e grandiosa, capaz de envolver tudo e todos, com magnanimidade. Deus é o todo de tudo; portanto, é amplo e grandioso. Somente a mente ampla e magnânima sintoniza com Deus.

O amor é uma energia que vivifica o todo. Também a paixão, por se originar do instinto de preservar a espécie, é na verdade uma ‘energia que vivifica o todo’. Assim sendo, é falsa a paixão que faz a pessoa entrar em choque com o mundo a seu redor e deixar de se harmonizar com o todo. A paixão é bela quando acompanhada do esforço de fazê-la evoluir para o amor (a energia que promove a harmonia e vivifica o todo). A simples atração física entre um homem e uma mulher não difere da atração instintiva entre os animais irracionais. A atração entre animais irracionais não inspira o belo porque nela não existe o esforço para a sublimação. As peças teatrais de Chikamatsu comove pela beleza dos sentimentos humanos, porque os casos de amor de seus personagens expressam o esforço humano de fazer a paixão evoluir para o amor. Mesmo nos casos em que esse esforço resulta em fracasso, no próprio esforço está a manifestação da Vida e do belo.

O ‘eu’ que comanda livremente o meu destino não é o meu ego. O ser humano torna-se livre somente quando vive conforme a vontade de Deus. Vivendo em conformidade com o ego, nada acontece como ele quer.

Quando conhecemos a Sabedoria de Deus, compreendemos que a inteligência humana, na qual nos apoiávamos até então, era ilusão.

Então as plantas terão flores mais belas, os passarinhos cantarão com vozes mais lindas e as feras se tornarão mansas a ponto de dormirem aninhados nos colos dos seres humanos.

Mesmo que envolvamos um diamante com lama e imundícies, ele próprio não se macula. O diamante permanece limpo e puro sob a sujeira. O que está sujo é apenas a sujeira. Assim também é a essência espiritual do ser humano: por mais que o homem se envolva com pecados, jamais fica maculado; apenas encobre sua natureza verdadeira. É isto que queremos dizer quando afirmamos que ‘neste mundo não há um pecador sequer’. Na verdade, o que é pecaminoso é unicamente o pecado e não o ser verdadeiro, isento de pecado.