Frases sobre Sempre de Nelson Mandela

13 resultados
Frases de sempre de Nelson Mandela. As mais belas frases e mensagens de Nelson Mandela para ler e compartilhar.

Sempre considerei a amizade como algo muito precioso. Mas há momentos na vida de uma pessoa em que ela é de importância singular, em que ela te torna dona do teu destino.

Os seres humanos serão sempre capazes de encontrar argumentos a favor da confrontação e do não compromisso. Porém, nós, os seres humanos, somos capazes de razão, compaixão e mudança.

Não se pode falar a uma multidão da mesma maneira como se fala a uma audiência de duas dúzias de pessoas. No entanto, sempre tentei ter tanto cuidado a explicar as coisas a grandes como a pequenas audiências.

Não interfiro nos assuntos dos outros, a menos que seja solicitado. Mesmo quando mo pedem, a minha preocupação é sempre aproximar as pessoas.

O meu amor e respeito pelos nossos amigos, dentro e fora do país, aprofundou-se consideravelmente. Estremeço sempre quando penso no que teria acontecido se estivéssemos completamente sozinhos. Teríamos sobrevivido, mas a tarefa teria sido muito mais difícil.

Sabes, os exercícios são muito bons; dão-te uma sensação de bem-estar. Sempre os fiz, ao levantar-me de manhã, durante cerca de uma hora.

Lembro-me sempre do axioma do regente: um líder, dizia ele, é como um pastor. Fica atrás do rebanho, deixando os mais rápidos irem à frente, seguindo depois os outros, não percebendo que durante o tempo todo estão a ser dirigidos da rectaguarda.

Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estada na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas.

Se há coisa que sempre sublinhei foi que as pessoas não devem ter expectativas exageradas, que a resolução das suas preocupações não é algo que se faça de um dia para o outro.

Um ponto fundamental que devemos ter constantemente em mente: o princípio orientador que nos mantém na rota enquanto negociamos as inesperadas voltas da luta pela libertação é que um avanço nunca é o resultado do esforço individual. É sempre um esforço e triunfo colectivos.