Frases sobre Vida de Florbela Espanca

46 resultados
Frases de vida de Florbela Espanca. As mais belas frases e mensagens de Florbela Espanca para ler e compartilhar.

Tenho dois livros: um de prosa, outro de versos, na gaveta, onde provavelmente ficarĂŁo todo o resto da minha vida, pois a minha incapacidade perante a vida prĂĄtica Ă© cada vez maior, e a minha triste qualidade de inadaptĂĄvel Ă© cada vez mais forte.

Em tudo eu vejo sempre os antecedentes, as consequĂȘncias, as razĂ”es e as causas: sou como as crianças que desmancham o brinquedo que as entretĂ©m sĂł pelo prazer de saber o que estĂĄ dentro. Apesar do meu tradicional horror Ă s ciĂȘncias positivas, eu tenho uma grande dose de positivismo e a ciĂȘncia a que na vida ligo maior importĂąncia Ă© a matemĂĄtica.

Sou talvez a visão que alguém sonhou Alguém que veio ao mundo pra me ver E que nunca na vida me encontrou

Sob a serenidade austera da minha terra alentejana, lateja uma força hercĂșlea, força que se resolve num espasmo, que quer criar e nĂŁo pode. A tragĂ©dia daquele que tem gritos lĂĄ dentro e se sente asfixiado dentro duma cova lĂŽbrega; a amarga revolta de anjo caĂ­do, de quem tem dentro do peito um mundo e se julga digno, como um deus, de o elevar nos braços, acima da vida, e nĂŁo poder e nĂŁo ter forças para o erguer sequer!

Oh! Meu amor, se tu queres
Toda a vida, viver bem
HĂĄs-de ouvir, hĂĄs-de calar,
Não dizer mal de ninguém.

Olhe que a Ășnica maneira de na vida ser feliz, principalmente os seres como vocĂȘ, de uma grande sensibilidade, de uma extraordinĂĄria imaginação, a Ășnica maneira Ă© construir-se um lar bem doce, bem cheio de luz onde, longe do mundo, se possa amar, se possa trabalhar, se possa viver.

Não ligo assim uma importùncia por aí além a esta coisa complicadíssima a que se chama vida, quer ela decorra no meio de fantåsticas alegrias, quer se arraste por entre as mågoas e os desalentos que são, afinal de contas, o pão de cada dia de quase todos nós.

Ó minha vĂŁ, inĂștil mocidade, trazes-me embriagada, entontecida!… Duns beijos que me deste noutra vida, trago em meus lĂĄbios roxos a saudade!

A vida tem a incoerĂȘncia dum sonho. E quem sabe se realmente estaremos a dormir e a sonhar e acabaremos por despertar um dia? SerĂĄ a esse despertar que os catĂłlicos chamam Deus?

A vida Ă© sempre a mesma para todos: rede de ilusĂ”es e desenganos. O quadro Ă© Ășnico, a moldura Ă© que Ă© diferente.

Se Ă© um pecado sonhar
Tenho um pecado na vida,
Peço a Deus por tal pecado
A penitĂȘncia merecida.

Quando o meu sonho morrer
(Que penitĂȘncia tĂŁo dura!)
VĂĄ encontrar em teu peito
Carinhosa sepultura.

Tudo o que Ă© chama a arder, tudo o que sente
Tudo o que Ă© vida e vibra eternamente
É tu seres meu, Amor, e eu ser tua!

Eu fui, desde que principiei a conhecer a vida, a mulher sem lar, a mulher casada sem marido, sem lar, a que nunca tivera como todas as raparigas sonham, as horas doces dum noivado que até à morte de recorda.

O trabalho para mim Ă© um supremo e doce remĂ©dio. Tenho todas as horas ocupadas, nĂŁo tendo um instante de meu para pensar que a vida Ă© mĂĄ e estĂșpida.