Citações de Masaharu Taniguchi

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Mesmo as mais baixas ‘expressões de Vida’, ou seja, os seres viventes de ínfima categoria, manifestam a natureza divina quando as reverenciamos. São dignos de compaixão os estudiosos de fenômenos espirituais que, efetuando análise incompleta de entidades como Inari, Hachuman e outras, ensinam que é preciso execrar, desprezar e repudiar tais entidades.

É preciso abster-se do pão crescido com o fermento de ódio. Ele pode parecer saboroso, mas faz crescer de ódio o coração de quem o come.

O ‘eu’ que precisa primeiro cair em ilusão para depois compreender a Imagem Verdadeira, não é o ‘Eu verdadeiro’. O sentimento de gratidão de quem percebe os benefícios do bom tempo somente quando chove, ainda não é verdadeiro.

Na Seicho-No-Ie, normalmente se dispensam os remédios, pois o natural é o homem ser saudável quando vive conforme a lei da Vida. Mas, quando uma pessoa transgride a lei da Vida e adoece, precisa intensificar sua oração para poder receber da Grande Vida a orientação sobre o tipo de tratamento que deve adotar.

O ouro é sempre ouro, quer seja transformado em anel, quer em moeda ou em broche. A aparência pode mudar, mas a essência do ouro permanece inalterada. Também o homem, qualquer que seja a sua aparência e ainda que seu corpo seja destruído, é filho de Deus na sua essência e jamais se destrói.

A mente que se apega é mente insana. A arte consiste em desenhar as coisas fenomênicas com a atitude mental de desenhar a Imagem Verdadeira, ou seja, sem se apegar ao aspecto fenomênico.

Existem dois tipos de fenômenos: os que se assemelham à Imagem Verdadeira e os que não têm semelhança alguma com a Imagem Verdadeira. Os primeiros são projeções da Imagem Verdadeira, e os segundos, projeções da ilusão (pensamento do eu inexistente). Quando o ‘eu inexistente’ compreender a sua inexistência e desaparecer, surgirá fenomenicamente o mundo da eterna felicidade como projeção autêntica da Imagem Verdadeira. Esse mundo fenomênico que reflete a imagem da eterna felicidade da Imagem Verdadeira é o paraíso terrestre.

Não pode tornar-se um líder que não consegue confiar em seus subordinados e delegar responsabilidades aos respectivos encarregados. Não há necessidade alguma de um gerente ir ao correio enquanto o contínuo fica sem fazer nada. À cabeça compete pensar e às pernas, andar. Aquele que sendo ‘cabeça’ executa a tarefa das ‘pernas’ não poderá tornar-se um grande líder.

Economizar exageradamente comprando o menos possível é o mesmo que negar amor a quem trabalha e fabrica produtos. A mesquinhez não conduz ao caminho do amor.

Usa os objetos com zelo. Porém, a Vida humana é mais preciosa que os objetos. Aquele que maltrata o ser humano para zelar os objetos, inverte a ordem natural das coisas. Não ralhes com o próximo só porque ele quebrou um prato. O homem é mais valioso que um prato.

A carne, sendo o ‘eu ilusório’, não pode viver sem explorar o próximo. Somente o ‘Eu verdadeiro’ consegue viver sem tirar proveito dos outros.

A Vida e a morte não são ‘duas faces da mesma moeda’. Somente a Vida existe; a morte parece existir, mas não existe.

Ao escolher uma pessoa para ser teu cônjuge, procura saber o motivo pelo qual ele(a) quer se casar, se tem algum ideal, qual é seu hobby, e verifica se as idéias dela(a) combinam com as tuas.

A união entre os pólos negativos e positivos chama-se amor. Ao suprir a parte insuficiente de um com a parte excedente do outro, os dois se completam – eis o camino do amor. O ato divino realizado entre o deus Izanagi e a deusa Izanami constitui o caminho do amor. Marido e mulher se unem e se completam mutuamente. Maridos e mulheres, ajudem-se mutualmente!

Trabalha para beneficiar o maior número possível de pessoas, porém sê gentil com as pessoas mais próximas. Aquele que deixa de ser amável com o mais próximo não corresponde à vontade de Deus.

Deus está presente nas tuas boas ações, no teu sentimento de amor, na tua vida correta e harmoniosa. Deus é um Ser sem forma, é a Verdade, é o Caminho.