Frases sobre Obras

306 resultados
Frases de obras escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Obra suprema √© aquela em que (a par, √© certo, da r√≠gida constru√ß√£o que assinala os mestres) pensamento original e emo√ß√£o pr√≥pria se re√ļnem e se fundem…

Uma obra sincera é a que está dotada de força bastante para dar realidade a uma ilusão.

A amizade, entre um homem e uma mulher, √© (o leitor que escolha): um bico de obra; uma coisa muito linda; ainda mais complicado que o amor; absolutamente imposs√≠vel; amizade da parte da mulher e ast√ļcia da parte do homem; ast√ļcia da parte da mulher e amizade da parte do homem; s√≥ √© poss√≠vel se a mulher for forte e feia; imposs√≠vel se o homem for minimamente atraente; receita certa para a desgra√ßa; prel√ļdio certo para o romance; indescrit√≠vel; inenarr√°vel; sempre desej√°vel; o que Deus quiser; o diabo.

Em qualquer lugar, em qualquer circunst√Ęncia, do jeito que estivermos, por fora e por dentro de n√≥s mesmos, Jesus nos aceitar√° na condi√ß√£o de seus cooperadores na obra do Evangelho.

Toda a virtude que entre os homens se manifesta, logo que lhes arranca uma admira√ß√£o, √© mais cheia de perigos que um aroma muito sensual, ou um canto muito amoroso. A mais humilde esmola, a chaga de um mendigo que se lava, uma simples consola√ß√£o, desde que se mencionem, s√£o perigos terr√≠veis para a alma, porque a persuadem da sua caridade e excel√™ncia. Pelo bem que semeamos nos outros, s√≥ colhemos dentro em n√≥s orgulho ‚Äď e cada obra da nossa caridade desmancha a obra da nossa humildade.

Na origem da obra liter√°ria n√£o est√° um acontecimento da vida do autor, mas s√≥ a emo√ß√£o, desatada por esse acontecimento; a obra √© tanto mais perfeita, quanto mais a emo√ß√£o original est√° dominada, transformada em ¬ęforma¬Ľ.

Os sonhos dos filósofos têm, em todos os tempos, animado homens de acção que puseram mãos à obra para realizá-los.

Terminei, enfim, esta obra, que nem a ira de J√ļpiter, nem o fogo,
nem o ferro, nem o tempo devorador poder√£o destruir.
Quando aquele dia, que disp√Ķe apenas do meu corpo, quiser,
poder√° p√īr fim ao tempo da minha incerta vida;
mas com a melhor parte de mim me elevarei imortal
sobre as estrelas, e o meu nome n√£o perecer√°.

O trágico na vida de grandes homens está, frequentemente, não no seu conflito com a época e a baixeza de seus semelhantes, mas na sua incapacidade de adiar por um ou dois anos a sua obra.

O privilégio de se ser uma vítima do nosso sentimento de superioridade, é difícil de suportar. Assusta muita gente, parece uma heresia em tempos como os nossos. E, no entanto, é fundamental, para que uma obra seja feita.

O criador é uma espécie de monstro em que há o homem e o outro; quem desanima, quem se abate, quem chora é o homem: o outro, se é grande, até os desesperos utiliza. O essencial é que nunca o homem traia o artista, que a troco de uma felicidade que tanta gente tem se perca a obra que ninguém mais poderia realizar.

A guerra é a obra de arte dos militares, a coroação da sua formação, a insígnia dourada da sua profissão. Não foram criados para brilhar na paz.

O convívio com um artista não é a melhor forma de desvendar o mistério da sua obra. Mas é talvez a melhor forma de o destruir. Ou de supor que.

As tradu√ß√Ķes das obras liter√°rias ou s√£o fi√©is e s√≥ podem ser ruins, ou s√£o boas e s√≥ podem ser infi√©is.