Quanta gente sem talento ousa comentar a obra dos talentosos, dizendo: «Se soubesse fazer isto, tê-lo-ia feito melhor.».
Frases sobre Obras
306 resultadosAs obras mais perfeitas são as que mais incitam, pela sua facilidade aparente, à imitação.
Em geral quando termino um livro encontro-me numa confusão de sentimentos, um misto de alegria, alívio e vaga tristeza. Relendo a obra mais tarde, quase sempre penso. Não era bem isto o que queria dizer.
A alma não se salva só com palavras. São necessárias obras, e como!
Deus estava satisfeito com a sua obra, e isso é um erro fatal.
Não me parece necessário referir a crise das classificações literárias. Caminha-se, sabemo-lo todos, para uma visão total da obra literária que se não podem adoptar distinções afinal nunca rigorosas, senão de um ponto de vista didáctico.
As maiores obras do mundo foram realizadas sob o estímulo da necessidade. O chicote da necessidade que nos incita implacavelmente para frente é o estimulante da Vida.
Das obras grandes ou pequenas, das acções generosas ou vis, cada um traz na própria cabeça a verdadeira medida.
As obras de caridade que se praticam com tibieza e como que a medo, nenhum mérito, nem valor têm.
A morte despe-nos dos nossos bens para nos vestir das nossas obras.
Não são propriamente os homens que me horrorizam mas as suas obras, as suas máscaras. Salvam-se Buda, Basho, Bach e poucos mais.
É, pois uma grande vergonha para nós outros servos de Deus, terem os santos praticados tais obras, e nós querermos receber honra e glória somente por contar e pregar os que eles fizeram.
O incêndio provocado é criminoso; o espontâneo é obra de arte.
Uma das desgraças de nossa vida moderna é o fato de recebermos em casa tudo pronto e acabado para o consumo, obra de odiosos aparelhos mágicos.
As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas.
A obra de arte é o exagero da ideia.
Qualquer fim moral, quer dizer, de interesse por parte do artista, mata todas as obras de arte.
Justamente quando compreendemos que o ‘eu’ aparente não é o nosso ‘Eu verdadeiro’ e passamos a realizar obras que aparentemente cabem aos outros, manifesta-se nosso ‘Eu verdadeiro’.
Só existe um modo de nos valorizarmos: é pelo trabalho, pela obra que formos capazes de fazer.
A obra de arte é o resultado feliz de uma angústia contínua.