CitaçÔes sobre Niilismo

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Absurdo, Liberdade e Projecto

Uma vez admitidos dois factos: que o devir nĂŁo tem fim e que nĂŁo Ă© dirigido por qualquer grande unidade na qual o indivĂ­duo possa mergulhar totalmente como num elemento de valor supremo, resta sĂł uma escapatĂłria possĂ­vel: condenar todo esse mundo do devir como ilusĂłrio e inventar um mundo situado no alĂ©m, que seria o mundo verdadeiro. Mas, logo que o homem descobre que este mundo nĂŁo Ă© senĂŁo construĂ­do sobre as suas prĂłprias necessidades psicolĂłgicas e que ele nĂŁo Ă© de nenhum modo obrigado a acreditar nele, vemos aparecer a Ășltima forma do niilismo, que implica a negação do mundo metafĂ­sico e que a si mesma se proĂ­be de crer num mundo verdadeiro. Alcançado este estado, reconhecemos que a realidade do devir Ă© a Ășnica realidade e abstemo-nos de todos os caminhos afastados que conduziriam Ă  crença em outros mundos e em falsos deuses – mas nĂŁo suportamos este mundo que nĂŁo temos jĂĄ a vontade de negar.
(…) Que se passou portanto? ChegĂĄmos ao sentimento do nĂŁo valor da existĂȘncia quando compreendemos que ela nĂŁo pode interpretar-se, no seu conjunto, nem com a ajuda do conceito de fim, nem com a do conceito de unidade, nem com a do conceito de verdade.

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Os Doentes SĂŁo o Maior Perigo da Humanidade

Se tĂŁo normal Ă© o homem em estado morboso, tanto mais de devem estimar os raros exemplos de potĂȘncia fĂ­sica e corpural, os acidentes felizes da espĂ©cie humana, e tanto mais devem ser preservados do ar infecto os seres robustos. Faz-se assim ?…
Os doentes sĂŁo o maior perigo para os sĂŁos; daqueles vĂȘm todos os males. JĂĄ se reparou suficientemente nisto?… Decerto se nĂŁo deve desejar que diminua a violĂȘncia entre os homens; porque esta violĂȘncia obriga os homens a serem fortes, e mantĂ©m na sua integridade o tipo do homem robusto. O temĂ­vel e desastroso Ă© o grande tĂ©dio do homem e a sua grande compaixĂŁo. Se algum dia estes elementos se unirem, darĂŁo ĂĄ luz irremissivelmente a monstruosa «Ășltima» vontade, a sua vontade do nada, o niilismo.
E efectivamente tudo estĂĄ jĂĄ preparado para este fim. Os que tĂȘm olhos, ouvidos, nariz, percebem por todos os lados a atmosfera de um manicĂłmio e de um hospital, em todas as partes do mundo civilizado, europeizado. Os doentes sĂŁo o maior perigo da humanidade; nĂŁo os maus, nĂŁo as «feras de rapina». Os desgraçados, os vencidos, os impotentes, os fracos sĂŁo os que minam a vida e envenenam e destroem a nossa confiança.

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A teoria da negação, que considera efĂȘmero o mundo fenomĂȘnico, quando nĂŁo se fundamenta na certeza da existĂȘncia do Eu divino (Imagem Verdadeira), degenera em pessimismo e niilismo. A mesma teoria da negação, quando se alicerça na certeza da existĂȘncia do Eu divino (Imagem Verdadeira), torna-se a maior das filosofias otimistas. Esta Ășltima Ă© a Seicho-No-Ie.

O que significa niilismo? – que os valores mais altos se desvalorizam. Falta a finalidade; falta a resposta ao “por quĂȘ?”.