Cita√ß√Ķes sobre Senilidade

4 resultados
Frases sobre senilidade, poemas sobre senilidade e outras cita√ß√Ķes sobre senilidade para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

Soneto

Se eu fosse Deus seria a vida um sonho,
Nossa exist√™ncia um j√ļbilo perene!
Nenhum pesar que o espírito envenene
Empanaria a luz do céu risonho!

N√£o haveria mais: o adeus solene,
A vingança, a maldade, o ódio medonho,
E o maior mal, que a todos anteponho,
A sede, a fome da cobiça infrene!

Eu exterminaria a enfermidade,
Todas as dores da senilidade,
E os pecados mortais seriam dez…

A criação inteira alteraria,
Porém, se eu fosse Deus, te deixaria
Exatamente a mesma que tu és!

Novo Ano

Eu desejaria que o Novo Ano trouxesse no ventre morte, peste e guerra. Morte à senilidade idealista e à retórica embalsamada; peste para um certo código cultural que age sobre os grupos e os transforma em colectividades emocionais; guerra à recuperação da personalidade duma cultura extinta que nada tem a ver com a cultura em si mesma.

Eu desejaria que o Novo Ano trouxesse nos braços a vida, a energia e a paz. Vida o suficientemente despersonalizada no caudal urbano para que os desvios individuais não sejam convite ao eterno controlo e expressão das pessoas; energia para desmascarar o sectarismo da sociedade secularizada em que o estado afectivo é mais forte do que a acção; paz para os homens de boa e de má vontade.

(31 de

Senilidade: imbecilidade provocada pela velhice, que se manifesta habitualmente sob a forma de loquacidade.

Se permanecer alerta, um c√©rebro saud√°vel continuar√° a servi-lo com o avan√ßar da idade. Deve contar com pronta vigil√Ęncia, e n√£o com o pavor da debilita√ß√£o e senilidade.