Frases sobre Comerciantes

8 resultados
Frases de comerciantes escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

O comerciante não tem personalidade, tem comércio; a sua personalidade deve estar subordinada como comerciante, ao seu comércio; e o seu comércio está fatalmente subordinado ao seu mercado, isto é, ao público que o fará comércio e não brincadeira de crianças com escritório e escrita.

Sendo a moda a imitação de quem pretende dar nas vistas àqueles que não o desejam, resulta daqui que ela muda automaticamente. Mas os comerciantes acertam esse relógio.

Um próspero comerciante, adepto da Seicho-No-Ie, foi traído pelo gerente em quem confiava: esse gerente apropriou-se de uma vultosa soma, o que levou a empresa à beira da ruína. Mas o comerciante não se desesperou. Dependurou na parede um quadro onde se lia ‘Ama o teu inimigo’; reconhecendo que justamente por se ver em dificuldade lhe brotou uma grande força, sentiu-se grato ao inimigo (o gerente que lhe traíra a confiança). E, com ânimo redobrado, passou a trabalhar para reerguer a empresa, viajando quase diariamente para conseguir nova clientela. Coisa de meio ano, conseguiu lucro suficiente para cobrir a maior parte do prejuízo sofrido.

Não é correto dizer que um pintor não precisa saber nada além da pintura. Não é correto dizer que um comerciante não precisa saber nada além do comércio. Para ser um pintor ou um comerciante que se deixa arrastar pelas correntezas da moda ou da época, talvez não precise aprender nada além de sua especialidade. Porém, para produzir algo que se imortalize, resistindo às vicissitudes e aos julgamentos das mais variadas pessoas de diferentes épocas, tanto o pintor como o comerciante precisam aprender a cativar o coração de todas as pessoas. Para cativar o coração de todas as pessoas, eles próprios devem tornar-se ‘seres integrais’. Quando um pintor se tornar ‘ser integral’, conseguirá criar uma obra de arte capaz de cativar o coração de todo mundo. Quando um comerciante se tornar ‘ser integral’, conseguirá realizar um grande empreendimento capaz de cativar o coração de todas as pessoas.

Negócios são negócios: como eles diziam isto, os daqui chamaram-lhes comerciantes. Mas eles o que queriam dizer era que negócios são negócios, e não vida e religião.