Cita√ß√Ķes sobre Sobriedade

10 resultados
Frases sobre sobriedade, poemas sobre sobriedade e outras cita√ß√Ķes sobre sobriedade para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

√Č absurdo dizer, conforme a linguagem popular, que algu√©m se esconde na bebida; pelo contr√°rio, a maioria esconde-se na sobriedade.

Conselhos de Vida

1 РFaça o menos possível de confidências. Melhor não as fazer, mas, se fizer alguma, faça com que sejam falsas ou vagas.
2 РSonhe tão pouco quanto possível, excepto quando o objectivo directo do sonho seja um poema ou produto literário. Estude e trabalhe.
3 РTente e seja tão sóbrio quanto possível, antecipando a sobriedade do corpo com a sobriedade do espírito.
4 РSeja agradável apenas para agradar, e não para abrir a sua mente ou discutir abertamente com aqueles que estão presos à vida interior do espírito.
5 РCultive a concentração, tempere a vontade, torne-se uma força ao pensar de forma tão pessoal quanto possível, que na realidade você é uma força.
6 – Considere qu√£o poucos s√£o os amigos reais que tem, porque poucas pessoas est√£o aptas a serem amigas de algu√©m. Tente seduzir pelo conte√ļdo do seu sil√™ncio.
7 РAprenda a ser expedito nas pequenas coisas, nas coisas usuais da vida mundana, da vida em casa, de maneira que elas não o afastem de você.
8 – Organize a sua vida como um trabalho liter√°rio, tornando-a t√£o √ļnica quanto poss√≠vel.

Intelecto Sentimental

O intelecto humano n√£o √© luz pura, pois recebe influ√™ncia da vontade e dos afectos, donde se poder gerar a ci√™ncia que se quer. Pois o homem inclina-se a ter por verdade o que prefere. Em vista disso, rejeita as dificuldades, levado pela impaci√™ncia da investiga√ß√£o; a sobriedade, porque sofreia a esperan√ßa; os princ√≠pios supremos da natureza, em favor da supersti√ß√£o; a luz da experi√™ncia, em favor da arrog√Ęncia e do orgulho, evitando parecer se ocupar de coisas vis e ef√©meras; paradoxos, por respeito √† opini√£o do vulgo. Enfim, in√ļmeras s√£o as f√≥rmulas pelas quais o sentimento, quase sempre imperceptivelmente, se insinua e afecta o intelecto.

Em todos os grandes vencedores e nos que amam o poder encontra-se a seriedade que se explica por uma sobriedade de desejos. A aspiração mata o desejo. E a aspiração é um dos pontos cardeais do poder.

Foge a raz√£o perfeita a toda a extremidade,
E deve a gente ser sagaz com sobriedade.

Pois mesmo na torrente, tempestade, eu diria até no torvelinho da paixão, é preciso conceber e exprimir sobriedade Рo que engrandece a ação.

Nunca cultives coisas absolutas, como a castidade absoluta ou a sobriedade absoluta: a maior força de vontade é a do homem que gosta de beber e se abstém de beber muito e não a daquele que não bebe de todo.

O Que Vale Poupar o Corpo?

Quando o corpo √© bem constitu√≠do, talvez seja poss√≠vel faz√™-lo durar alguns anos a mais poupando-o. Pode ser que a modera√ß√£o nas paix√Ķes, a temperan√ßa e a sobriedade nos prazeres contribuam para a dura√ß√£o da vida; mas at√© isso parece bem duvidoso: √© necess√°rio que o corpo empregue todas as suas for√ßas, que consuma tudo o que pode consumir, que se exercite o quanto for capaz; o que se ganhar√° ent√£o pela dieta e pela priva√ß√£o?