Cita√ß√Ķes sobre Conhecedores

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Frases sobre conhecedores, poemas sobre conhecedores e outras cita√ß√Ķes sobre conhecedores para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

O s√°bio como astr√īnomo – Enquanto considerares as estrelas como algo acima de ti, falta-te o olhar do conhecedor.

Inquérito

Pergunta às árvores da rua
que notícia têm desse dia
filtrado em betume da noite;
se por acaso pressentiram
nas aragens conversadeiras,
√°gil correio do universo,
um calar mais informativo
que toda grave confiss√£o.

Pergunta aos p√°ssaros, cativos
do sol e do espaço, que viram
ou bicaram de mais estranho,
seja na pele das estradas
seja entre volumes suspensos
nas prateleiras do ar, ou mesmo
sobre a palma da m√£o de velhos
profissionais de solid√£o.

Pergunta às coisas, impregnadas
de sono que precede a vida
e a consuma, sem que a vigília
intermédia as liberte e faça
conhecedoras de si mesmas,
que prisma, que diamante fluido
concentra mil fogos humanos
onde era ruga e cinza e n√£o.

Pergunta aos hortos que segredo
de clepsidra, areia e carocha
se foi desenrolando, lento,
no calado rumo do infante
a divagar por entre símbolos
de símbolos outros, primeiros,
e tão acessíveis aos pobres
como a breve casca do p√£o.

Pergunta ao que, n√£o sendo, resta
perfilado à porta do tempo,

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O cora√ß√£o humano √© um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe faz√™-las vibrar todas, como um bom m√ļsico.

Tudo é conhecido, não conforme si mesmo, mas de acordo com a capacidade do conhecedor.

A Indagação das Causas e dos Princípios

Visto que esta ci√™ncia (a filosofia) √© o objecto das nossas indaga√ß√Ķes, examinemos de que causas e de que princ√≠pios se ocupa a filosofia como ci√™ncia; quest√£o que se tomar√° muito mais clara se examinarmos as diversas ideias que formamos do fil√≥sofo. Em primeiro lugar, concebemos o fil√≥sofo principalmente como conhecedor do conjunto das coisas, enquanto √© poss√≠vel, sem contudo possuir a ci√™ncia de cada uma delas em particular. Em seguida, √†quele que pode alcan√ßar o conhecimento de coisas dif√≠ceis, aquelas a que s√≥ se chega vencendo graves dificuldades, n√£o lhe chamaremos fil√≥sofo? De facto, conhecer pelos sentidos √© uma faculdade comum a todos, e um conhecimento que se adquire sem esfor√ßo em nada tem de filos√≥fico. Finalmente, o que tem as mais rigorosas no√ß√Ķes das causas, e que melhor ensina estas no√ß√Ķes, √© mais fil√≥sofo do que todos os outros em todas as ci√™ncias. E, entre as ci√™ncias, aquela que se procura por si mesma, s√≥ pelo anseio do saber, √© mais filos√≥fica do que a que se estuda pelos seus resultados; assim como a que domina as mais √© mais filos√≥fica do que a que se encontra subordinada a qualquer outra. N√£o, o fil√≥sofo n√£o deve receber leis,

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As Frases Feitas

H√° certo n√ļmero de frases feitas que se tomam como num armaz√©m, e das quais nos servimos para nos felicitarmos uns aos outros pelos nossos √™xitos. Apesar de serem ditas, geralmente, sem afli√ß√£o, e recebidas sem reconhecimento, nem por isso √© permitido omiti-las, porque pelo menos s√£o a imagem daquilo que h√° de melhor no mundo, que √© a amizade; e os homens n√£o podendo contar uns com os outros na realidade, parecem ter combinado entre si contentarem-se com as apar√™ncias.
Com cinco ou seis termos de arte, e nada mais, d√°-se ares de conhecedor de m√ļsica, quadros, constru√ß√Ķes e manjares: pensa-se ter mais prazer do que os outros em ouvir, ver, comer; imp√Ķe-se aos seus semelhantes, e engana-se a si mesmo.

Comparação de Obras de Arte

√Ä quest√£o de saber se se devem ou n√£o fazer compara√ß√Ķes quando se observam diferentes obras de arte gostar√≠amos de dar a resposta que se segue. O conhecedor que tem forma√ß√£o adequada deve comparar: a ideia paira √† sua frente, apreendeu o conceito relativo ao que pode e ao que deve ser produzido. O amador, que √© apanhado ainda no trajecto da sua forma√ß√£o, s√≥ tem a ganhar se n√£o fizer compara√ß√Ķes e se observar em separado cada realiza√ß√£o: √© assim que o seu gosto e o seu sentido do geral se ir√£o formando a pouco e pouco. Quanto √† compara√ß√£o levada a cabo pelo n√£o iniciado √© apenas uma solu√ß√£o de facilidade que dispensa qualquer ju√≠zo.

O mais alto de nós não é mais que um conhecedor mais próximo do oco e do incerto de tudo.