Cita√ß√Ķes sobre Autobiografia

10 resultados
Frases sobre autobiografia, poemas sobre autobiografia e outras cita√ß√Ķes sobre autobiografia para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

A Cr√≠tica, tanto na mais elevada quanto na mais baixa de sua express√Ķes, n√£o passa de uma forma de autobiografia.

Enquanto eu estava sozinha na pequena capela rom√Ęnica de Santa Maria dos Anjos, incompar√°vel milagre de pureza, na qual Francisco orou com tanta frequ√™ncia, algo mais forte do que eu me obrigou, pela primeira vez na minha vida, a ajoelhar-me (Autobiografia espiritual).

A Plenitude de Realização Humana está Fora da Sabedoria

O homem mais perfeitamente educado por um mestre foi Stuart Mill. Aos vinte anos de idade ele tinha aprendido com James Mill, seu pai, tudo quanto a ci√™ncia pode ensinar a um s√°bio e a um fil√≥sofo. E todavia Stuart Mill conta-nos na sua autobiografia que, ao perguntar um dia a si mesmo se seria feliz, uma vez realizadas nas institui√ß√Ķes e nas ideias todas as reformas que ele projectava criar, a sua consci√™ncia lhe respondera: n√£o. ¬ęSenti-me ent√£o desfalecer, – diz ele; todas as funda√ß√Ķes sobre que se tinha arquitectado a minha vida se desmoronaram de repente.¬Ľ Mais tarde ele sentiu a dor, sentiu depois o amor, o amor apaixonado, absorvente, enorme, dominando todo o seu ser, submetendo a for√ßa dissolvente da an√°lise; e foi s√≥ ent√£o que ele se sentiu homem, revivendo para a natureza, forte da grande for√ßa que a natureza lhe comunicava, equilibrado para sempre no seu destino, cingido ao cora√ß√£o palpitante de uma mulher que ele amou – ele o s√°bio, o fil√≥sofo, o reformador frio e implac√°vel – com o amor illimitado, entusi√°stico, cavalheiresco, que as velhas lendas l√≠ricas atribuem aos grandes amantes c√©lebres.

Uma autobiografia não é um mero catálogo de eventos e experiências em que a pessoa esteve envolvida, mas serve também como uma espécie de anteprojecto em que os outros podem modelar as suas vidas.

As grandes na√ß√Ķes escrevem a sua autobiografia em tr√™s manuscritos: o livro dos seus feitos, o livro das suas palavras e o livro da sua arte.

A vida das pessoas move-se por desafios constantes. Aqui há tempos estive a ler uma autobiografia do Graham Greene, em que ele dizia não compreender como é que as pessoas que não escreviam escapavam à melancolia. A escrita é um maravilhoso substituto da depressão.

Alguém disse que um ficcionista a partir de dado momento só devia ler biografias, e eu concordo. As histórias estão todas inventadas, as vidas estão todas inventadas, e uma biografia é tão inventada como um livro de memórias ou uma autobiografia.

Nunca vemos fen√≥menos puros; todo o fen√≥meno que n√≥s observamos e que descrevemos para os amigos, excepto quando √© matem√°tica pura, nunca √© um fen√≥meno. √Č uma autobiografia nossa, √© uma confiss√£o daquilo que n√≥s somos e que vemos tal coisa desta ou daquela maneira, diferente de outros.