E tu, sozinho e pensativo na tua dor,
procurarás a tua mãe, e nestes braços
esconderás o teu rosto;
no seio que nunca muda terás repouso.
Frases sobre Repouso
42 resultadosNada assegura melhor o repouso do coração do que o trabalho do espírito.
A mulher é o repouso do guerreiro.
A morte é o repouso, mas o pensamento da morte é o perturbador de todo o repouso.
O homem é feito para a luta, não para o repouso.
As associações que se criam para o repouso não podem jamais ser progresso ou movimento.
O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso «dá lá um jeitinho» sentimental.
Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso!
Distraidamente, a mulher olhou para José Arcadio e examinou com uma espécie de fervor patético o seu magnífico animal em repouso.
A nossa natureza está no movimento, o repouso completo é a morte.
A nossa natureza consiste em movimento; o repouso completo é a morte.
Aquilo a que chamo fadiga é a velhice, de que a morte constitui o único repouso.
A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos.
Não fazer nada é a principal e a mais forte paixão do homem após a de se conservar. Caso se observasse bem, ver-se-ia que, mesmo entre nós, é para alcançar o repouso que todos trabalham, que é ainda a preguiça que nos torna laboriosos.
São as paixões que esboçam os nossos livros, e o intervalo de repouso entre elas que as escreve.
O tempo do repouso, para quem levou a bom termo a sua missão, é necessário, forçoso e deve ser vivido seriamente: no passar algum tempo com a família e no respeitar as férias como momentos de recarga espiritual e física; deve-se aprender o que diz o livro do Eclesiastes: «Há um tempo para cada coisa»(3,1).
Aprendi a agir sem julgar se a acção é boa ou má. Amar sem me inquietar se é o bem ou se é o mal. Uma existência patética em vez da tranquilidade. E a não desejar nenhum repouso sem ser o que chegar com o sono da morte.
Os homens trabalhadores, de negócios e responsabilidades, no estado de repouso, numa praia, por exemplo, parecem aquelas feras em cativeiro dos jardins zoológicos.
O que de mais alto recebemos de Deus e da Natureza é a vida, o movimento de rotação em torno de si mesmo, o qual não conhece descanso, nem repouso.
Nossa natureza está no movimento; o inteiro repouso é a morte.