Sabes qual é a minha preocupação maior? É matar o tédio. Quem prestasse este serviço à humanidade seria o verdadeiro destruidor de monstros.
Interrogativas
1573 resultadosOnde vai a esperança quando nos deixa? Vai cavar a nossa sepultura.
Que podemos saber? Que somos, ao fim e ao cabo? […] Aspiramos a ser anjos, mas temos instintos de bestas.
Como pode uma ave, nascida para a alegria Ficar numa gaiola e cantar?
A saudade diminuiu ou fomos nós que envelhecemos ?
Qual é o propósito de um castigo eterno depois do fim do mundo? Se não serve para recuperar os pecadores ou como advertência para os demais, trata-se de simples vingança e é moralmente incorreto.
Falar alto para quê? Poupa as forças, fala baixo. Poderás talvez assim ser ouvido ainda, quando os outros que falam alto se calarem estoirados.
Um pombo no mar traz ao bico verde ramo: terra à vista?
Como não falaria eu com dificuldade? Tenho coisas novas a dizer.
Desenvolver, arrancar, iniciar, evoluir, renovar: são as palavras do nosso tempo. Azar económico? Muda-se de governo. Zanga de amor? Muda-se de namorada. Mas as coisas velhas não se curam com coisas novas. Sobretudo quando não se lhes dá o tempo para envelhecer. É como se quiséssemos mudar de corpo cada vez que adoecêssemos.
Ai! Onde se fizeram mais loucuras na terra do que entre os que têm dó, e que haverá que mais dano fizesse na terra do que a loucura dos que têm dó? Pobres dos que amam sem estar acima da sua piedade!
Queres viver alegremente? Caminha com dois sacos, um para dares, outro para receberes.
A criatividade é uma inspiração viva, com fôlego, sempre renovada, que computador algum pode igualar. Porque não tirar o máximo partido disso? Pois o cérebro tem a miraculosa capacidade de dar tanto mais quanto mais lhe pedir.
Qual é o propósito da escrita? Para mim, pessoalmente, é realmente para explicar o mistério da vida, e o mistério da vida inclui, claro, os pessoais, os políticos, as forças que nos tornam aquilo que somos enquanto existe outra força dentro de nós a lutar para que sejamos algo diferente.
A maioria das pessoas se esforça para manobrar a riqueza e a sua própria capacidade, no intuito de dominar o mundo externo; mas se esquece de comandar seu mundo interno. De que adiantará dominar o mundo inteiro, se não conseguir comandar a si próprio?
Não notaste como costumavam calar quando te aproximava deles e que sua força os abandonava tal como a fumaça de um fogo que se extingue? Sim meu amigo, és a má consciência de teus próximos porque são indignos de ti. Por isso te odeiam e bem que gostariam de sugar teu sangue.
Que significado têm hoje as conclusões de ontem? Têm o mesmo significado do que ontem, são verdadeiras, só que o sangue escorre pelas fendas das grandes pedras da lei.
Para que nós vivemos a não ser para tornarmos a vida menos difícil para os outros?
Donde esta confiança súbita? Se ao menos ela ficasse! Se eu pudesse entrar e sair em cada porta assim, uma pessoa razoavelmente erecta. Só que não sei se quero.
Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.