Sobeja-nos tanto a paciência para tolerar os males alheios, quanto nos falta para suportar os próprios.
Frases sobre Alheio
137 resultadosNenhuma época transmite a outra a sua sensibilidade; transmite-lhe apenas a inteligência que teve dessa sensibilidade. Pela emoção somos nós; pela inteligência somos alheios. A inteligência dispersa-nos; por isso é através do que nos dispersa que nos sobrevivemos. Cada época entrega às seguintes apenas aquilo que não foi.
Remar contra a corrente não desfaz enganos e é extremamente perigoso. Só um Sócrates poderia fazê-lo. Discordar é considerado um insulto, pois significa condenar a opinião alheia.
O que não tem mais vontade nem mais gosto do que a vontade e o gosto alheios, pode ser tido como verdadeiro escravo.
Todos costumam chamar desgraça às suas próprias culpas, e culpam as desgraças alheias.
Só nos recordamos verdadeiramente daquilo que nos era destinado. A memória não lê as cartas alheias.
Muitas vezes, todos nós… acreditamos mais nas opiniões alheias do que nas nossas.
Importuna coisa é a felicidade alheia quando somos vítima de algum infortúnio.
As loucuras alheias jamais nos ensinam a ser sensatos.
A sinceridade é uma abertura do coração. Encontramo-la em muito poucas pessoas, e essa que vulgarmente por aí se vê não passa de uma astuta dissimulação para atrair a confiança alheia.
A felicidade, à custa de lágrimas alheias, é uma traição aos nossos gozos: é um licor saboroso em taça de prata, com fezes no fundo, fezes que afinal somos obrigados a tragar.
A nossa desconfiança justifica o engano alheio.
Ser imoral não vale a pena, porque diminui, aos olhos dos outros, a vossa personalidade, ou a banaliza. Ser imoral dentro de si, cercada do máximo respeito alheio.
Perde merecidamente o próprio quem cobiça o alheio.
Muitos julgam cumprir o seu dever pronunciando aforismos abstractos para uso alheio em vez de pregar por meio do exemplo.
Aflige-nos a glória alheia contrastada com a nossa insignificância.
Citação: ato de repetir de modo errado as palavras alheias.
Há uma inconstância que vem da ligeireza de espírito ou da sua fraqueza, e que lhe faz aceitar todas as opiniões alheias, mas há outra, mais desculpável, que vem do tédio das coisas.
A comida costuma faltar ou sobrar por motivos alheios ao apetite.
O prestígio é uma armadilha dos nossos semelhantes. Um artista consciente saberá que o êxito é prejuízo. Deve-se estar disponível para decepcionar os que confiaram em nós. Decepcionar é garantir o movimento. A confiança dos outros diz-lhes respeito. A nós mesmos diz respeito outra espécie de confiança. A de que somos insubstituíveis na nossa aventura e de que ninguém a fará por nós. De que ela se fará à margem da confiança alheia.