Frases sobre Sábios

333 resultados
Frases de sábios escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Os sábios falam porque têm alguma coisa para explicar; os tolos, porque gostam de ouvir a própria voz!

Sábio é quem monotoniza a existência, pois então cada pequeno incidente tem um privilégio de maravilha. O caçador de leões não tem aventura para além do terceiro leão. Para o meu cozinheiro monótono uma cena de bofetadas na rua tem sempre qualquer coisa de apocalipse modesto. Quem nunca saiu de Lisboa viaja no infinito no carro até Benfica, e, se um dia vai a Sintra, sente que viajou até Marte. O viajante que percorreu toda a terra não encontra de cinco mil milhas em diante novidade, porque encontra só coisas novas; outra vez a novidade, a velhice do eterno novo, mas o conceito abstracto de novidade ficou no mar com a segunda delas.

Os sábios aproveitam-se dos tolos mais do que os tolos se aproveitam dos sábios, uma vez que os sábios evitam os erros dos tolos, enquanto estes últimos não imitam a prudência dos sábios.

As únicas pessoas que não conseguem mudar são as mais sábias e as mais estúpidas.

As únicas falsas loucuras que ainda existem são aquelas que uma vez por outra os sábios cometem.

Educação, n. Aquilo que revela aos sábios e esconde aos tolos a sua falta de inteligência.

Tendo-lhe dito Empédocles que é impossível encontrar um verdadeiro sábio, (Xenófanes) respondeu: ‘Não sem razão, pois já é preciso ser sábio para poder reconhecê-lo’.

Não é errado defender sempre a mesma opinião porque ninguém pode impedir de voltar-se mais sábio.