Para que serve o arrependimento, se isso nĂŁo muda nada do que se passou? O melhor arrependimento Ă©, simplesmente, mudar.
Passagens sobre Arrependimento
96 resultadosRápida amizade, arrependimento certo.
NĂŁo seja o teu pesar pelo que fizeste senĂŁo o propĂłsito de tua futura melhora; todo outro arrependimento nĂŁo Ă© senĂŁo morte.
Depois do casamento vem o arrependimento.
Arrependimento: um sentimento que raramente incomoda as pessoas antes de começarem a sofrer.
Momentos que o fim torna ridĂculos. Momentos que fazem viver, esperando por um dia, depois de todas as desilusões, depois de todos os arrependimentos e fracassos, em que se possam viver de novo, para de novo chegar o fim e de novo a esperança e de novo o fim.
As Lágrimas e os Homens
Vede que misteriosamente puseram as lágrimas nos olhos a Natureza, a Justiça, a RazĂŁo, a Graça. A Natureza para remĂ©dio; a Justiça para castigo; a RazĂŁo para arrependimento; a Graça para triunfo. Como pelos olhos se contrai a mácula do pecado, pĂ´s a Natureza nos olhos as lágrimas, para que com aquela água se lavassem as manchas: como pelos olhos se admite a culpa, pĂ´s a Justiça nos olhos as lágrimas para que estivesse o suplĂcio no mesmo lugar do delito: como pelos olhos se concebe a ofensa, pĂ´s a RazĂŁo nos olhos as lágrimas, para que onde se fundiu a ingratidĂŁo, a desfizesse o arrependimento: e como pelos olhos entram os inimigos Ă alma, pĂ´s a Graça nos olhos as lágrimas, para que pelas mesmas brechas onde entraram vencedores, os fizesse sair correndo. Entrou Jonas pela boca da baleia pecador; saĂa Jonas pela boca da baleia arrependido. RazĂŁo Ă© logo e Justiça, e nĂŁo sĂł Graça, senĂŁo Natureza, que pois os olhos sĂŁo a fonte universal de todos os pecados, sejam os rios de suas lágrimas a satisfação tambĂ©m universal de todos; e que paguem os olhos por todos chorando, já que pecaram em todos vendo: Quo fonte manavit nefas,
O arrependimento prolonga a vida do homem.
Sempre Ă© possĂvel anular o passado. O arrependimento, o esquecimento e a renĂşncia poderiam apagá-lo. Mas o futuro era improvável.
A ira começa com desatino e acaba com arrependimento.
Atrás do consentimento anda perto o arrependimento.
Até a cor do arrependimento desbota com o tempo.
É possĂvel repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento nĂŁo há descanso nem paz, e por isso Ă© a maior ou a mais amarga de todas as desgraças.
A sabedoria vem de escutar; de falar vem o arrependimento.
O tempo faz com que deixe de haver diferenças entre a verdade e a mentira. Aquilo que aconteceu mistura-se com aquilo que eu quero que tenha acontecido e com aquilo que me contaram que aconteceu. A minha memória não é minha. A minha memória sou eu distorcido pelo tempo e misturado comigo próprio: com o meu medo, com a minha culpa, com o meu arrependimento.
Arrependimento Ă© a virtude das mentes fracas.
Quando o propósito do arrependimento se ajunta com a resolução do pecado, nem é arrependimento nem é propósito, porque a resolução de pecar contradiz o propósito da emenda, e o pecado presente desfaz o arrependimento futuro.
Arrependimento Ă© mais o medo das consenquĂŞncias do que remorso pelo que nĂłs fizemos.
A confusão incongruente de atos, arrependimentos e esperanças, que é a vida de cada um de nós, encontra na morte não sentido ou explicação, mas um fim.
Há uma grandeza, há uma glória, há uma intrepidez em ser simplesmente bom, sem aparato, nem interesse, nem cálculo; e sobretudo sem arrependimento.