Cita√ß√Ķes sobre Pessimistas

68 resultados
Frases sobre pessimistas, poemas sobre pessimistas e outras cita√ß√Ķes sobre pessimistas para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

O teste de toda a opinião é seu efeito prático na vida. Se for verdadeiro que o otimismo compele o mundo para a frente, e o pessimismo o retardar, então é perigoso propagar uma filosofia pessimista.

A quem me pergunta se sou pessimista ou optimista, respondo que o meu conhecimento é de pessimista, mas a minha vontade e a minha esperança são de optimista.

A Desordem da Minha Natureza

(…) enfrentei pela primeira vez o meu ser natural enquanto decorriam os meus noventa anos. Descobri que a minha obsess√£o de que cada coisa estivesse no seu lugar, cada assunto no seu tempo, cada palavra no seu estilo, n√£o era o pr√©mio merecido de uma mente ordenada mas, pelo contr√°rio, um sistema completo de simula√ß√£o inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que n√£o sou disciplinado por virtude, mas como reac√ß√£o contra a minha neglig√™ncia; que pare√ßo generoso para encobrir a minha mesquinhez, que passo por prudente por ser pessimista, que sou conciliador para n√£o sucumbir √†s minhas c√≥leras reprimidas, que s√≥ sou pontual para que n√£o se saiba que pouco me importa o tempo alheio. Descobri, por fim, que o amor n√£o √© um estado de alma mas um signo do Zod√≠aco.

Gramsci deixou escrito o retrato fiel daquilo que eu sou: ¬ęPessimista pela raz√£o, optimista pela vontade¬Ľ. Isso diz tudo.

Raspai a superfície de um pessimista e ides encontrar com frequência, lá por baixo, um defensor dos previlégios.

Nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas, ou navegou até uma terra desconhecida, ou abriu uma nova porta para o espírito humano.

√Č sempre melhor ser optimista do que ser pessimista. At√© que tudo d√™ errado, o optimista sofreu menos.

Algumas pessoas dizem que eu sou pessimista porque reconheço o eterno ciclo do mal. Tudo o que eu digo é, olhem para a história da humanidade até este momento, e o que é que vocês encontram?

Os contrastes e as contradi√ß√Ķes que podem coexistir pacificamente e com perman√™ncia dentro do mesmo cr√Ęnio, arruinam todos os sistemas pol√≠ticos, optimistas e pessimistas.

O homem que é pessimista antes dos 50 anos, sabe demasiado; o que é optimista depois, não sabe o bastante.

Quem n√£o Dava a Vida por um Amor?

O essencial √© amar os outros. Pelo amor a uma s√≥ pessoa pode amar-se toda a humanidade. Vive-se bem sem trabalhar, sem dormir, sem comer. Passa-se bem sem amigos, sem transportes, sem caf√©s. √Č horr√≠vel, mas uma pessoa vai andando.
Apresentam-se e arranjam-se sempre alternativas. √Č f√°cil.
Mas sem amor e sem amar, o homem deixa-se desproteger e a vida acaba por matar.
Philip Larkin era um poeta pessimista. Disse que a √ļnica coisa que ia sobreviver a n√≥s era o amor. O amor. Vive-se sem paix√£o, sem correspond√™ncia, sem resposta. Passa-se sem uma amante, sem uma casa, sem uma cama. √Č verdade, sim senhores.
Sem um amor não vive ninguém. Pode ser um amor sem razão, sem morada, sem nome sequer. Mas tem de ser um amor. Não tem de ser lindo, impossível, inaugural. Apenas tem de ser verdadeiro.
O amor é um abandono porque abdicamos, de quem vamos atrás. Saímos com ele. Atiramo-nos. Retraímo-nos. Mas não há nada a fazer: deixamo-lo ir. Mai tarde ou mais cedo, passamos para lá do dia a dia, para longe de onde estávamos. Para consolar, mandar vir, tentar perceber, voltar atrás.
O amor é que fica quando o coração está cansado.

Continue lendo…

Os otimistas são ingênuos, os pessimistas são amargos, mas vale ser um realista esperançoso.

A pobreza é pessimista por natureza. Os pobres estão convencidos de que, por muito que sofram, ainda lhes pode acontecer algo pior.