Cita√ß√Ķes sobre Prova√ß√£o

12 resultados
Frases sobre prova√ß√£o, poemas sobre prova√ß√£o e outras cita√ß√Ķes sobre prova√ß√£o para ler e compartilhar. Leia as melhores cita√ß√Ķes em Poetris.

A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação

O tempo √© um rio… e os livros s√£o como barcos. Muitos volumes come√ßam a descer a correnteza apenas para serem destru√≠dos e perdidos Apenas uns poucos, muito poucos, suportam as prova√ß√Ķes do tempo e vivem para aben√ßoar as pr√≥ximas gera√ß√Ķes.

Estou convencido, pela fé e pela experiência, de que se manter sobre a Terra não é uma provação, mas um passatempo Рse vivermos de maneira simples e sábia.

Os Gostos e a Saciedade

A nossa alma quer-se agitada pela esperan√ßa e pelo temor; s√≥ se sente feliz com as coisas que a fazem sentir a sua pr√≥pria exist√™ncia. (…) √Č certo que as necessidades f√≠sicas s√£o a fonte dos prazeres dos sentidos e estou convencida de que h√° mais prazer numa fortuna med√≠ocre do que numa completa abund√Ęncia. Uma caixa, uma pe√ßa de porcelana, um m√≥vel novo s√£o uma verdadeira bem-aventuran√ßa para mim; mas se tivesse trinta caixas seria pouco sens√≠vel √† trig√©sima primeira. Os nossos gostos desvanecem-se facilmente com a saciedade e devemos dar gra√ßas a Deus por nos ter dado as prova√ß√Ķes necess√°rias para os conservar.

A Verdadeira Coragem Humana

Se est√°s disposto a nunca usar da viol√™ncia, e sempre resistindo, torna-te forte de corpo e de alma; √© a mais dif√≠cil de todas as atitudes; exige a constante vigil√Ęncia de todos os movimentos do esp√≠rito, o dom√≠nio completo de todos os impulsos dos nervos e dos m√ļsculos rebeldes; a agress√£o √© f√°cil contra o medo e tamb√©m a primeira solu√ß√£o; para que, em todos os instantes, a possas p√īr de lado e substitu√≠-la pela tranquila recusa, n√£o te deves fiar nos improvisos; a armadura de que te revestes nos momentos de crise √© forjada dia a dia e antes deles; faz-se de medita√ß√£o e de gin√°stica, de pensamento definido e preciso e de perfeitos comandos; quando menos se prev√™ surge o instante da decis√£o; r√°pida e firme, sem emo√ß√Ķes ou sufocando-as, tem que trabalhar a m√°quina formada.
Que trabalhar, sobretudo, humanamente; a visão do autómato é a pior de todas para os amigos do espírito; não serão teus elementos nem a secura, nem a estóica dureza, nem o ar superior, nem as cortantes palavras; requere-se no inabalável a humanidade, o sorriso afectuoso, a íntima bondade, a desportiva calma, amiga do adversário, de quem joga um bom jogo; sozinho guardarás as lutas interiores que tens de suportar,

Continue lendo…

Tremo Quando te Escrevo

Meu amor adorado: a tua querida cartinha ao chegar-me hoje √†s m√£os veio dar-me o primeiro momento de alegria desde que partiste. O que eu sinto corresponde exactamente – ai de mim – aos sentimentos que expressas, mas √©-me muito dif√≠cil responder na tua bela l√≠ngua a essas doces express√Ķes, que merecem uma resposta mais em actos do que em palavras. Espero, no entanto, que o teu cora√ß√£o seja capaz de sugerir tudo o que o meu gostaria de te dizer. Talvez que se te amasse menos n√£o me custasse tanto exprimir o meu pensamento, pois tenho de vencer a dupla dificuldade de expor um sofrimento insuport√°vel numa l√≠ngua estranha. Desculpa os meus erros. Quanto mais b√°rbaro for o meu estilo, mais se assemelhar√° ao meu Destino longe de ti. Tu, o meu √ļnico e derradeiro amor – tu, minha √ļnica esperan√ßa – tu, que j√° me habituara a considerar s√≥ minha – partiste e eu fiquei sozinho e desesperado. Eis a nossa hist√≥ria em poucas palavras. √Č esta uma prova√ß√£o que suportaremos como outras suport√°mos, porque o amor nunca √© feliz, mas devemos, tu e eu, sofrer mais ainda, pois tanto a tua situa√ß√£o como a minha s√£o igualmente extraordin√°rias.

Continue lendo…

O acaso não existe: tudo é ou provação, ou punição, ou recompensa, ou previdência.

A Memória é um Silêncio que Espera

O património do silêncio. Os livros acumulam-se pela casa. Cobrem as paredes, enchem as prateleiras dos armários. Aguardam-nos calados com suas páginas apertadas onde o pó e a humidade se infiltram. Disciplinados, exibem apenas o seu dorso curvo coberto de pele, ou então magro, estreito, de papel. A memória é um silêncio que espera, uma provação da paciência.

O car√°ter n√£o pode ser desenvolvido na facilidade e na tranquilidade. Somente atrav√©s da experi√™ncia de prova√ß√Ķes e sofrimento pode a alma ser refor√ßada, a ambi√ß√£o inspirada, e o sucesso conseguido.

O homem para perseverar a despeito das prova√ß√Ķes e ter esperan√ßa de chegar √† meta precisa de

O homem para perseverar a despeito das prova√ß√Ķes e ter esperan√ßa de chegar √† meta precisa de ter confian√ßa.