Citação de

Virtude Representa Muito Mais que Bondade

Parece-me que a virtude √© coisa diferente e mais nobre do que as inclina√ß√Ķes para a bondade que nascem em n√≥s. As almas bem ajustadas por si mesmas e bem nascidas seguem o mesmo andamento e apresentam nas suas a√ß√Ķes a mesma apar√™ncia que as virtuosas. Por√©m a virtude significa n√£o sei qu√™ de maior e mais activo do que, por uma √≠ndole favorecida, deixar-se conduzir docemente e tranquilamente na esteira da raz√£o. Aquele que com uma do√ßura e complac√™ncia naturais menosprezasse as ofensas recebidas faria coisa mui bela e digna de louvor; mas aquele que, espica√ßado e ultrajado at√© o √Ęmago por uma ofensa, se armasse com as armas da raz√£o contra o furio¬≠so apetite de vingan√ßa e ap√≥s um grande conflito finalmen¬≠te o dominasse, sem a menor d√ļvida seria muito mais. Aquele agiria bem, e este virtuosamente: uma ac√ß√£o poder-¬≠se-ia dizer bondade; a outra, virtude, pois parece que o nome de virtude pressup√Ķe dificuldade e oposi√ß√£o, e que ela n√£o pode se exercer sem combate. Talvez seja por isso que chamamos Deus de bom, forte e liberal, e justo; mas n√£o O chamamos de virtuoso: Os Seus actos s√£o todos natu¬≠rais e sem esfor√ßo.
Metelo, o √ļnico de todos os senadores romanos a se ter proposto, pela for√ßa da sua virtude, a resistir √† viol√™ncia de Saturni¬≠no, tribuno do povo em Roma, que queria √† viva for√ßa fazer passar uma lei injusta em favor da plebe, e tendo assim in¬≠corrido nas penas capitais que Saturnino estabelecera contra os que a rejeitassem, mantinha com os que naquela situa√ß√£o extrema o conduziam √† pra√ßa uma conversa assim: que agir mal era coisa f√°cil demais e muito cobarde, e agir bem quan¬≠do n√£o houvesse risco era coisa vulgar; mas agir bem quando houvesse risco era o pr√≥prio of√≠cio de um homem de virtude. Essas palavras de Metelo representam-nos mui¬≠to claramente o que eu queria provar: que a virtude rejeita a comodidade como companhia; e que esse caminho f√°cil, ameno e em suave declive, por onde se conduzem os pas¬≠sos bem ajustados de uma boa inclina√ß√£o natural, n√£o √© o da verdadeira virtude. Ela pede um caminho √°spero e es¬≠pinhoso; quer ter ou dificuldades externas para combater, como a de Metelo, por meio das quais o destino se com¬≠praz em interromper o vigor da sua marcha, ou dificulda¬≠des internas que lhe s√£o provocadas pelos apetites desor¬≠denados e pelas imperfei√ß√Ķes de nossa condi√ß√£o.