Frases sobre Escritores

209 resultados
Frases de escritores escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

O escritor tem uma incapacidade congénita para contar a verdade e é por isso que escreve ficção.

Qualquer escritor que passa muito tempo sozinho e em silêncio termina por sentir que é um médium. Ouve vozes, conecta-se em níveis muito profundos com a realidade.

Como escritor, a Na√ß√£o que me interessa √© a alma humana. (…) Cada pessoa √© uma na√ß√£o.

Se uma pessoa comum está em silêncio, pode ser uma manobra táctica. Se um escritor está em silêncio, está a mentir.

Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.

Qual √© a responsabilidade do escritor para com a democracia e com os direitos humanos? √Č toda. Porque o compromisso maior do escritor √© com a verdade e com a liberdade. Para combater pela verdade o escritor usa uma inverdade: a literatura. Mas √© uma mentira que n√£o mente.

A cr√≠tica, qualquer que seja sua pretens√£o, nunca faz mais que definir a impress√£o que √© feita sobre ele num certo momento por um trabalho em que o escritor que anotou suas impress√Ķes do mundo que ele percebeu numa certa hora.

A diferença entre um escritor e um historiador é esta: o primeiro diz mentiras de forma deliberada e pelo gozo de o fazer; o historiador diz mentiras e imagina está a dizer a verdade.

Um escritor é alguém que gasta anos, pacientemente, a tentar descobrir o segundo ser dentro dele, e o mundo que faz que ele seja o que é: quando eu falo de escrita, a primeira coisa que me vem à cabeça não é uma novela, um poema, ou tradição literária, é uma pessoa que se fechou a si própria num quarto, sentou-se a uma mesa, e, sozinha, volta-se para dentro; por entre as suas sombras, ele constrói um novo mundo com palavras.

O escritor precisa de quase tanta coragem como o guerreiro; um n√£o deve preocupar-se mais com os jornalistas do que o outro com o hospital.

N√£o faz parte da minha cultura guardar notas. Nunca ouvi falar de um escritor que preservasse os seus primeiros rascunhos.

No acto de escrever h√° duas posi√ß√Ķes coincidentes, a autoridade e a sedu√ß√£o. Com estas duas pernas, a literatura caminha. O escritor tem um poder sobre o leitor.

Um bom escritor exprime grandes coisas com pequenas palavras; pelo contr√°rio, o mau escritor diz coisas insignificantes com palavras grandiosas.