Todas as faltas, e talvez, os crimes, têm, por princípio, um raciocínio errado ou algum excesso de egoísmo.
Frases sobre Egoísmo
83 resultadosO ciúme tem as suas raízes, mais no egoísmo do que no amor.
Em meio ao mar de perversidade, egoísmo e todo o tipo de imundícia humana somente um conseguiu flutuar sobre as águas: Jesus Cristo.
Quando o infortúnio se torna geral num país, o egoísmo torna-se universal.
Quando o coração é aturdido por um tumulto de opostas ideias, o carácter exterior fecha-se, escurece-se, e não deixa rasto de luz que encaminhe o observador mais provado na experiência das dores que o homem esconde com egoísmo à fria curiosidade dos estranhos.
O egoísmo é esta lei da perspectiva do sentimento, de acordo com a qual as coisas mais próximas são as maiores e as mais pesadas, ao passo que todas as que se afastam diminuem de tamanho e de peso.
O fruto do Espírito é amor. Por quê? Porque somente o amor pode expulsar e conquistar o nosso egoísmo.
O nosso amor nunca é para nós! Jamais poderemos gostar de nós mesmos se não fizermos nada de bom aos outros. Amar-se a si mesmo é uma contradição, uma forma simples de dizer egoísmo.
Tudo pode ser avaliado em mais do que é, excepto a vaidade e o egoísmo dos homens.
Diz-se que o egoísmo não sabe amar, mas também não sabe deixar-se amar.
O altruísmo é a mais atroz forma de egoísmo que a humanidade conseguiu conceber. (…) O altruísta é aquele gajo que pensa que quando está a fazer os outros felizes está a esquecer-se de pensar em si. Mas não: o altruísta é, na realidade, aquele gajo que ajuda todos – para se ajudar a si mesmo.
O egoísmo pode tornar-nos felizes durante uma hora ou um dia, mas faz-nos desditosos durante a vida inteira.
Meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar
Mas vocês precisam dos produtos da capacidade do homem e, ao mesmo tempo, declaram que a capacidade produtiva é um egoísmo nefasto e fazem do grau de produtividade do homem a medida de seu prejuízo.
Quem ama nunca se funde nem confunde com o amado. Os egoísmos buscam modificar o outro para o fazer à sua imagem e semelhança. O amor aceita e promove o ser do outro, enquanto verdade livre e autónoma, com o seu significado, rumo e valor próprios.
Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a «cegueira da razão».
Nenhum século professou o egoísmo de uma forma tão franca e tão crua como o nosso.
Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, nem orgulho. É Amor Próprio.
Ainda está por nascer o primeiro ser humano desprovido daquela segunda pele a que chamamos de egoísmo, bem mais dura que a outra, que por qualquer coisa sangra.
Não se sustenta nos atos da vida o critério pessimista que só o é a dissimulação do egoísmo.