Frases sobre Pintura

51 resultados
Frases de pintura escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

A nossa memória está nos livros, nas pinturas e nos filmes. Dizia Arturo Ripstein, um realizador mexicano, que os governos deviam ajudar os realizadores não por favor mas por obrigação, porque o cinema é o espelho da vida, não temos outro.

Não é correto dizer que um pintor não precisa saber nada além da pintura. Não é correto dizer que um comerciante não precisa saber nada além do comércio. Para ser um pintor ou um comerciante que se deixa arrastar pelas correntezas da moda ou da época, talvez não precise aprender nada além de sua especialidade. Porém, para produzir algo que se imortalize, resistindo às vicissitudes e aos julgamentos das mais variadas pessoas de diferentes épocas, tanto o pintor como o comerciante precisam aprender a cativar o coração de todas as pessoas. Para cativar o coração de todas as pessoas, eles próprios devem tornar-se ‘seres integrais’. Quando um pintor se tornar ‘ser integral’, conseguirá criar uma obra de arte capaz de cativar o coração de todo mundo. Quando um comerciante se tornar ‘ser integral’, conseguirá realizar um grande empreendimento capaz de cativar o coração de todas as pessoas.

Estar vivo, ser capaz de ver, andar, ter casas, ouvir música, admirar pinturas, tudo é um milagre. Adotei a técnica de viver a vida milagre a milagre.

Tanto em pintura como em música e literatura, tantas vezes o que chamam de abstrato me parece apenas o figurativo de uma realidade mais delicada e mais difícil, menos visível a olho nu.

A escrita tem as suas próprias leis de perspectiva, de luz e de sombras, como a pintura e a música. Se nasces com elas, perfeito. Se não, aprende-as. Em seguida, reorganiza as regras à tua maneira.

Não foram homens esmagados de trabalho que compuseram música ou poesia, conceberam e executaram pintura e escultura, ou, num domínio que mais interessa para solução do problema, fantasiaram a ciência que depois, transformada em técnica, contribuiria para progressivamente ir libertando o escravo.

Há cinco artes – a Literatura, a Engenharia, a Política, a Figuração (que inclui o drama, a dança, etc.) e a Decoração. (A Decoração vai desde a arte de arrumar bem as coisas em cima de uma mesa até à pintura e à escultura.

Eu não sou representante do cinema português. O cinema português é um conjunto de realizadores, e da soma deles – dos bons, claro – é que se retirará um efeito como o da literatura ou da pintura.

As palavras são, como se diz em pintura, valores: para produzir, pois, um certo efeito de força ou de graça, o caso não está em ter muitos valores, mas em saber agrupar bem os três ou quatro que são necessários.