Quando houver desacertos nas suas relações, faça do diálogo uma ponte para transpor os descaminhos. Entenda que ceder não é fraquejar; e agredir não é fortalecer-se. A tolerância mútua é o princípio que norteia a boa convivência.
Frases sobre Convivência
18 resultadosAs grandes convivências estão a um milímetro do tédio.
Pois deixe que a convivência faça falar o coração.
Começava a ter medo dos outros. Aprendia que a nossa solidão nasce da convivência humana.
A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quanto dano e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo.
No fundo, o amor tem pouco a ver com a presença, com a convivência, com o tempo e as experiências por que se passa. Quantas vezes acontece amar alguém sem suportar estar ao pé dela? Não é só na família.
A única forma de desenvolver a «superioridade» na convivência com os outros é não precisar deles de maneira alguma e fazê-los perceber isso.
É em família, entre irmãos, que se aprende a convivência humana, como se deve conviver em sociedade. Talvez nem sempre tenhamos consciência disso, mas é justamente a família que introduz a fraternidade no mundo!
Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida.
Eu aconselho o casamento a todo o homem que vive dezoite mezes com uma mulher, e ao cabo desta eternidade de amor, ainda diz sem impostura: amo-a. Mulher que se ama, depois da convivência de dezoito meses, ama-se toda a vida, quer seja amante, quer seja esposa.
O talento molda-se na solidão; o caráter, na convivência.
Um edifício para ser forte deve ser construído com esmero, tijolo a tijolo, não se descuidando dos pequenos detalhes. Assim também é o amor. Para ser forte deve ser construído dia a dia, nos atos, nos gestos e nas pequenas nuances da convivência.
Mas a convivência é feita também de silêncio, e distância.
Civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência.
Algumas pessoas têm longos momentos de silêncio, que tornam a sua convivência deliciosa.
A paz não é um estado primitivo paradisíaco, nem uma forma de convivência regulada pelo acordo. A paz é algo que não conhecemos, que apenas buscamos e imaginamos. A paz é um ideal.
Apenas a consciência da mortalidade pode conduzir à convivência da imortalidade, à aceitação desprendida do trânsito da matéria.
Todo excesso é um vício, principalmente na convivência.