Frases sobre Percepção

32 resultados
Frases de percepção escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Todos sabemos que o mundo se divide entre o eu e o resto. A grande fratura existencial. Toda a história da filosofia gira em torno desse tema, e é algo que damos por garantido assim que começamos a recolher as nossas primeiras perceçÔes. Faz parte da imprescindível bagagem para a vida.

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito.

Eu nĂŁo tenho lealdade estilĂ­stica. É por isso que as pessoas tĂȘm a percepção de que estou sempre a mudar. Mas existe uma continuidade real da minha parte. Como um artista de artifĂ­cios, acredito que tenho mais integridade que qualquer um dos meus contemporĂąneos.

Tanto para o homem como para mulher existe campo especĂ­fico de atuação. O homem se caracteriza por sua força dirigida para fora do lar e a mulher se caracteriza por sua percepção delicada e atenciosa das coisas dentro do lar. As mulheres tambĂ©m podem sair do Ăąmbito domĂ©stico e atuar em ĂĄreas externas, mas Ă© preciso que elas atuem de modo a unir as respectivas caracterĂ­sticas femininas, como, por exemplo, ‘ser carinhosa, zelosa e atenta Ă s pequenas coisas’, e tornar maior o seu efeito. Se as mulheres se masculinizarem, adotando as caracterĂ­sticas do homem e destruĂ­rem a eterna beleza da feminilidade criada pelos CĂ©u e Terra, causarĂŁo um prejuĂ­zo infinitamente grande para o Universo.

Todas as nossas ideias ou percepçÔes mais fracas são imitaçÔes de nossas mais vivas impressÔes ou percepçÔes.

A Ășnica e autĂȘntica liberdade do ser humano Ă© a do espĂ­rito, de um espĂ­rito nĂŁo contaminado por crenças irracionais e por superstiçÔes talvez poĂ©ticas em algum caso, mas que deformam a percepção da realidade e deveriam ofender a razĂŁo mais elementar.

A certeza – isto Ă©, a confiança no carĂĄcter objectivo das nossas percepçÔes, e na conformidade das nossas ideias com a «realidade» ou a «verdade» – Ă© um sintoma de ignorĂąncia ou de loucura. O homem mentalmente sĂŁo nĂŁo estĂĄ certo de nada, isto Ă©, vive numa incerteza mental constante; quer dizer, numa instabilidade mental permanente; e, como a instabilidade mental permanente Ă© um sintoma mĂłrbido, o homem sĂŁo Ă© um homem doente.

É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.

Percepção, lembranças e vontade sĂŁo reflexos da mente. É nela que os sentidos se transformam em sensaçÔes provocando sentimentos e vice-versa.

O mundo estå cheio de coisas mågicas que pacientemente esperam que a nossa percepção fique mais aguçada.

O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invĂ©s da mera sobrevivĂȘncia.

EntĂŁo, como se um golpe sĂșbito em seu cĂ©rebro lhe provocasse uma mudança momentĂąnea de percepção, sentiu um espanto enorme em relação ao que estava fazendo ali, ao motivo por que estava ali. Naquele momento, desapareceram todos os dias e dogmas de seu passado. Seus conceitos, seus problemas, sua dor foram eliminados. Sabia apenas – de uma longa distĂąncia, com clareza – que o homem existe para realizar seus desejos e nĂŁo sabia por que estava ali, nĂŁo sabia quem tinha o direito de exigir que ele desperdiçasse uma Ășnica hora insubstituĂ­vel de sua vida, quando seu Ășnico desejo era agarrar aquela figura esbelta e cinzenta e apertĂĄ-la contra seu corpo durante todo o restante de sua existĂȘncia

A experiĂȘncia Ă© um conhecimento empĂ­rico, isto Ă©, um conhecimento que determina um objecto por percepçÔes.