Quanto se enganam aqueles que a cada palavra citam o exemplo dos romanos! Seria necessário existir uma cidade organizada como era a deles e depois ser governada segundo o seu exemplo; para aqueles que se encontram noutra situação e com qualidades bem diferentes, tal facto é tão desproporcionado quanto seria o de querer que um asno corresse como um cavalo.
Frases sobre Cidade
85 resultadosUma virtude é semelhante a uma cidade no alto de uma montanha – não se pode escondê-la. Podemos dissimular os vícios se o pretendermos – nem que seja só por momentos -, mas a virtude está exposta aos olhos de todos.
Gostava de estar no campo para poder gostar de estar na cidade.
As cidades não são pátrias. É na província que se encontra o carácter e a mística duma nação, e os grandes escritores deixam-se amarrar ao espírito das terras nulas e sensatas a que extraem um brilho que a pedra polida da capital não tem.
São pelos inimigos, e não pelos amigos, que as cidades aprendem a construir muros altos.
Decididamente não compreendo por que é mais glorioso bombardear de projécteis uma cidade do que assassinar alguém a machadadas.
Anda, parar é covardia e olhar para a cidade do passado é ignorância.
Myriel teve que resignar-se à sorte de todas as pessoas que chegam a uma cidade pequena, onde é maior o número de bocas que falam do que cabeças que pensam.
Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe Eu semeio o vento Na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade
A cidade histórica evoluiu: passou a chamar-se cidade turística.
Que a cidade seja naturalmente anterior ao indivíduo é evidente.
– Olhe ao seu redor – disse ele. – Uma cidade é a forma concretizada da coragem humana – a coragem dos homens que pensaram pela primeira vez em cada parafuso, cada rebite, cada gerador necessário para construí-la. A coragem de dizer não ‘a meu ver’, mas ‘o fato é o seguinte’, e apostar sua própria vida no seu julgamento. Você não está sozinha. Esses homens existem.
É uma cidade suja [Paris]. Há pombos e pátios escuros. As pessoas têm a pele branca.
(…) e chega talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acorda os ratos e os manda morrer numa cidade feliz.
A cidade pode crescer até o ponto em que conserva sua unidade, mas nunca além disso.
O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.
A vida na cidade é anônima e, por isso mesmo, abstrata. As pessoas se relacionam umas com as outras, não como personalidades integrais, mas como personificações de funções econômicas ou, quando não estão no emprego, como pessoas que procuram irrefletidamente o entretenimento. Sujeitos a uma vida desta espécie, os indivíduos tendem a sentir-se solitários e sem importância. A sua existência deixa de ter qualquer importância ou qualquer sentido.
O sol de inverno era apenas um pobre brilho leitoso e débil atrás das camadas de nuvens sobre a cidade acanhada.
Ditosa a cidade em que se admira menos a beleza dos edifícios do que a virtude de seus habitantes.
As cidades com ferro se defendem e não com ouro.