Frases sobre InocĂȘncia

72 resultados
Frases de inocĂȘncia escritos por poetas consagrados, filĂłsofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

InocĂȘncia, na acepção em que tomamos a palavra, quer dizer ignorĂąncia do que Ă© impuro. Quem cora ao ouvir uma imprudĂȘncia, claro Ă© que distingue, e quem distingue duas coisas conhece-as ambas.

Nosso corpo esquece tanto quanto nossa alma. É talvez essa capacidade de esquecer que em muitos de nĂłs, explica a renovação da inocĂȘncia.

A inocĂȘncia confere poder, mas a inocĂȘncia Ă© destruĂ­da, e Ă© isso que estou a tentar devolver-vos para que possam ser novamente inocentes.

E quando um bom em tudo Ă© justo e santo,
Em negĂłcio do mundo pouco acerta,
Que mal co’eles poderĂĄ ter conta
A quieta inocĂȘncia, em sĂł Deus pronta.

A idĂ©ia mais natural para o homem, a que lhe surge ingenuamente, como no fundo da sua natureza, Ă© a idĂ©ia da sua inocĂȘncia. Sob esse aspecto, somos todos como aquele francesinho que, em Buchenwald, teimava em querer apresentar um reclamação ao escrivĂŁo, prisoneiro como ele, que registrava sua chegada. Uma reclamação? O escrivĂŁo e os seus colegas riam: ‘InĂștil, meu velho. Aqui, nĂŁo se reclama.’ ‘Mas, veja bem, meu senhor’, dizia o francesinho, ‘o meu caso Ă© excepcional. Sou inocente!

O mundo dĂĄ a inocĂȘncia por momentos. O mundo leva a inocĂȘncia consigo, como um barco que se afasta cada vez mais do sĂ­tio de onde partiu. A inocĂȘncia fica lĂĄ longe.

NĂŁo tinha exactamente saudades deles: tinha talvez saudades do que eu prĂłprio era na presença deles, desse miĂșdo rebelde e terno que o tempo e a AmĂ©rica e a morte e a perda da inocĂȘncia e o tĂ©dio, no seu sempre infernal encolher de ombros, se haviam encarregado de adestrar.