Frases sobre Moral

285 resultados
Frases de moral escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

A melancolia comp√Ķe-se de oscila√ß√Ķes morais, das quais a primeira atinge a desespera√ß√£o e a √ļltima o prazer; na mocidade √© o crep√ļsculo matutino, na velhice o da tarde.

Um minist√©rio perde toda a sua for√ßa moral, quando coloca o seu ponto de apoio fora da opini√£o p√ļblica e das institui√ß√Ķes do Estado.

A sociedade prosseguir√° em estado de viol√™ncia, porque o homem n√£o prescinde da sua enfermidade moral que √© achar-se in√ļtil num mundo que n√£o criou.

Os combates codificados entre vertebrados são um belo exemplo de comportamento análogo à moral humana. Toda a organização desses combates parece ter por finalidade a função mais importante da luta entre rivais, ou seja, estabelecer quem é o mais forte sem prejudicar demasiadamente o mais fraco.

A paixão é a moral da poesia: arrisquem a cabeça se querem entender; arrisquem o corpo, a sua medida, se pretendem descobrir o centro do corpo; e sim, arrisquem sobretudo o nome pessoal para ouvirem o nome de baptismo como o coroado nome da terra.

Toda a moral consiste na glorifica√ß√£o de si mesmo. H√° at√© uma esp√©cie de homens que se comprazem com o que s√£o e com a forma como vivem e chegam a afastar a influ√™ncia de homens de ¬ęra√ßa¬Ľ diferente, que sentem inferior √† deles.

√Č preciso ser-se imoral para p√īr a moral em ac√ß√£o. Os meios dos moralistas s√£o os meios mais asquerosos que alguma vez foram usados. Quem n√£o tiver a coragem de ser imoral, pode at√© servir para tudo, excepto dar em moralista.

O difícil é a moral estática, é mais fácil preparar os homens para a morte que ajudá-los a viver o dia a dia.

O ci√ļme √© indicio de baixeza moral: aquele que desconfia merece que ningu√©m lhe d√™ confian√ßa, pois o homem avalia o proceder alheio pelo seu.

Conhecer √© um acto. A ci√™ncia pertence, portanto, ao √Ęmbito da moral. Agir √© seguir um pensamento. A moral pertence, portanto, ao campo da ci√™ncia.

A humanidade aprendeu a chamar a piedade de virtude, quando em todo o sistema moral superior ela é considerada como uma fraqueza.

Toda a consci√™ncia √© de ordem moral, pois sempre op√Ķe o que deveria ser ao que √©.

Ser de esquerda é, como estar na direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de hemiplegia [paralisia] moral