O que há, pois, em um nome? O que se chama rosa, com outro nome teria o mesmo perfume.
Interrogativas
1573 resultadosO que é um poeta, afinal? Uma intacta opressão da alma.
Grande coisa poderiam dizer… por que escrever-se-ia conclusão tão óbvia ? Simples… para aplicá-la ao amor ! SE alguém pede amor a outrem é porque não o tem para dar !!
O que morre primeiro: não amar ou amar demais?
Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.
O que me resta da vida? Como é estranho, só me resta aquilo que dei aos outros.
Não seria a música uma língua perdida, da qual esquecemos o sentido e conservamos apenas a harmonia?
Os outros nunca sentem. Quem sente somos nós, Sim, todos nós, Até eu, que neste momento já não estou sentindo nada. Nada? Não sei? Um nada que dói?
O que é um filósofo? É um homem que opõe a natureza à lei, a razão ao costume, a sua consciência à opinião, e o seu julgamento ao erro.
Não há dúvida, o cão é fiel. E por isso devemos tomá-lo como exemplo? No fundo, é fiel ao homem, não ao cão.
Se um amigo te pede dinheiro, pensa bem qual dos dois preferes perder: o dinheiro ou o amigo?
Estou livre? Tem qualquer coisa que ainda me prende. Ou prendo-me a ela? Também é assim: não estou toda solta por estar em união com tudo. Aliás uma pessoa é tudo. Não é pesado de se carregar porque simplesmente não se carrega: é-se o tudo.
E que me restará… se me desprezar a mim mesmo? Fui ambicioso e não quero absolutamente censurar-me por isso; agi, então segundo as conveniências da época. Agora vivo o dia-a-dia. Mas à vista do mundo, eu me sentiria muito infeliz, se caísse em alguma covardia.
Leis injustas existem: devemos contentar-nos em obedecer-lhes até triunfarmos ou transgredi-las desde logo?
E que rumor é este agora? O quê anda o vento a fazer lá fora? Nada! Como sempre, nada!
Pode o homem mudar o seu passado? Sim. Não os factos em si, mas a importância que lhes é atribuída. Toda a harmonia e equilíbrios internos serão diferentes.
Se o descontentamento brota em tua mente, é porque exiges demais dos outros. Precisas compreender que cada pessoa tem sua própria posição, sua própria vida. Tua mente ficará aliviada e contente somente quando aceitares a posição e a vida dos outros, compreenderes as razões do comportamento deles, e te tornares capaz de admitir até mesmo as posições contrárias à tua. Se não sentes alívio e satisfação, é porque tens mente estreita. Como poderá sentir bem-estar num lugar estreito?
Se, quando somos ricos, temos tudo, qual o interesse em termos mérito e virtude ?
Eu faço samba e amor até mais tarde E tenho muito mais o que fazer Escuto a correria da cidade, que alarde Será que é tão difícil amanhecer? [in Samba e Amor]
Não será preferível corrigir, recuperar, e educar um ser humano que cortar-lhe a cabeça ?