Frases sobre Cultura

121 resultados
Frases de cultura escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

O livro de bolso é o poderoso instrumento de cultura da civilização moderna.

Se alguém tende a sacralizar a cultura popular, é por uma razão muito simples: porque não tem pernas para a cultura erudita.

Embora isto seja frequentemente usado com conota√ß√Ķes negativas, eu vejo a ideologia como parte inerente da cultura.

Pode dizer-se todo o mal possível de uma vida de pecado Рela, no entanto, faculta a cultura geral.

Sem qualquer excep√ß√£o, homens e mulheres de todas as idades, de todas as culturas, de todos os graus de instru√ß√£o e de todos os n√≠veis econ√≥micos t√™m emo√ß√Ķes, est√£o atentos √†s emo√ß√Ķes dos outros, cultivam passatempos que manipulam as suas pr√≥prias emo√ß√Ķes, e governam as suas vidas, em grande parte, pela procura de uma emo√ß√£o, a felicidade, e pelo evitar das emo√ß√Ķes desagrad√°veis. √Ä primeira vista, n√£o existe nada de caracteristicamente humano nas emo√ß√Ķes, uma vez que √© bem claro que os animais tamb√©m t√™m emo√ß√Ķes. No entanto, h√° qualquer coisa de muito caracter√≠stico no modo como as emo√ß√Ķes est√£o ligadas √†s ideias, aos valores, aos princ√≠pios e aos ju√≠zos complexos que s√≥ os seres humanos podem ter , sendo nessa liga√ß√£o que reside a nossa ideia bem leg√≠tima de que a emo√ß√£o humana √© especial. A emo√ß√£o humana n√£o se reduz ao prazer sexual ou ao pavor de r√©pteis. Tem a ver, igualmente, com o horror de testemunhar o sofrimento e com a satisfa√ß√£o de ver cumprida a justi√ßa.

Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais.

Mesmo antes de a Europa se ter unido ao n√≠vel econ√≥mico, ou antes de ter sido concebida ao n√≠vel de interesses econ√≥micos e comerciais, era a cultura que unia todos os pa√≠ses da Europa. A arte, a literatura, a m√ļsica s√£o os elos de liga√ß√£o da Europa.

Costuma dizer-se que o povo sabe o que quer e nunca se engana. N√£o √© verdade. Mas um povo muito velho como o nosso acaba por ter, por raz√Ķes de cultura e de subconsciente colectivo, uma grande sabedoria. Em alturas dif√≠ceis e complicadas, essa sabedoria manifesta-se.

O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores.

Temos a possibilidade de ficar à superfície ou de penetrar as camadas mais profundas da nossa mente. Dedico este livro a todos os que se arriscam a deixar a superfície e procuram conhecer os mecanismos de formação do Eu saudável e inteligente. Sem conhecer e desenvolver tais mecanismos, temos grandes possibilidades de sermos imaturos, ainda que portadores de indubitável cultura; miseráveis, ainda que tenhamos grandes somas de dinheiro; frágeis, ainda que investidos de poder.

A cultura desaparece numa multid√£o de produ√ß√Ķes, numa avalanche de frases, na dem√™ncia da quantidade.

A cultura brasileira reflete mais a africana do que a americana. Nos E.U.A. temos o Jazz e quase só isso. Não existem figuras como Machado de Assis, um mulato considerado um dos maiores escritores do país.

As mulheres têm sido o verdadeiro povo ativo em todas as culturas, sem as quais a sociedade humana há muito tempo teria perecido, embora a nossa atividade tenha sido mais frequentemente em favor dos homens e das crianças.