Tem piada. Deus não tem moral nenhuma. O «tu deves» instaura uma distância entre o absoluto do dever e a finitude de quem é obrigado. Deus não pode ter distância de nada. E é porque ele é a-moral que nós não podemos julgá-lo imoral e pedir-lhe portanto satisfações.
Frases
45754 resultadosUm autor, primeiro, é assunto. Mas a glória, mesmo, é quando ele vira falta de assunto…
Talvez eu tenha que chamar de mundo esse meu modo de ser um pouco de tudo. Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?
Um homem sem propósito é como um navio sem leme.
Este é um mundo caído, e não há consonância entre os nossos corpos, as nossas mentes e as nossas almas.
…ele te amou e te plasmou na visão da manhã e do dia Na visão de todas as horas Ó hora dolorosa e roxa das emoções silenciosas.
A alma humana é um abismo escuro e viscoso, um poço que se não usa na superfície do mundo.
Um ser humano só cumpre o seu dever quando tenta aperfeiçoar os dotes que a natureza lhe deu.
Promessa: isto e bons conselhos são óptimos presentes, que todos podemos comprar para oferecer a um pobrezinho.
O homem superior é aquele que cumpre sempre o seu dever.
Todos são muito amáveis com A., como quando se procura proteger cuidadosamente uma excelente mesa de bilhar, mesmo de bons jogadores – pelo menos até ao momento em que chega o grande jogador, que examina com precisão a superfície, não tolera nenhum erro precipitado, mas depois, quando ele próprio começa a jogar, tem o mais brutal acesso de fúria.
A dor é o pai, e o amor é a mãe da sabedoria.
Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável!
É que ela tem uns olhos que penetram na alma como verrumas! E aquela tez pálida! E eu adoro as mulheres pálidas!
A erudição é, em muitos casos, uma forma mal disfarçada de preguiça intelectual, ou um ópio para adormecer as inquietações íntimas do espírito.
Quando a pessoa está disposta e preparada, Deus entra em ação.
Eu comecei a acreditar que o mundo inteiro é um enigma, um enigma inofensivo que se torna terrível pela nossa própria tentativa furiosa em interpretá-lo como se ele tivesse uma verdade secreta.
Se os homens conduzissem sempre a morte ao seu lado, não serviriam de maneira tão vil.
Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.
Se o excesso do castigo não seria a aniquilação do delito e não teria como resultado inverter as situações, substituindo a culpa do deliquente pela culpa da opressão, fazendo do criminoso vítima e do devedor credor, e pondo definitivamente o direito do lado do daquele mesmo que o violara