Citação de

O Saber Altera a Economia de um Ser

O que aprendemos por nós próprios, seja que conhecimento for extraído do nosso próprio fundo, é algo que teremos que expiar por um suplemento de desequilíbrio. Fruto de uma desordem íntima, de uma doença definida ou difusa, de uma perturbação na raiz da nossa existência, o saber altera a economia de um ser. Cada um de nós terá que pagar pelo mais pequeno golpe que vibra num universo criado para a indiferença e para a estagnação; cedo ou tarde, arrepender-se-á, arrepender-nos-emos, de o não ter, ou de o não termos, deixado intacto.
O que sendo verdade para o conhecimento é mais verdade ainda para a ambição, porque invadir o terreno de outrem acarreta consequências mais graves e mais imediatas do que invadir o terreno do mistério ou simplesmente da matéria.
Começamos por fazer tremer os outros, mas os outros acabam por nos comunicar os seus terrores. É por isso que os tiranos, também eles, vivem no pavor. O que o nosso futuro senhor há-de conhecer será sem dúvida exacerbado por uma felicidade sinistra, como ninguém experimentou comparável, à medida do solitário por excelência, erguido diante da humanidade toda, semelhante a um deus entronizado no medo, num pânico omnipotente, sem começo nem fim, cumulando a acidez de um Prometeu e os melindres de um Jeová, escândalo para a imaginação e para o pensamento, desafio lançado à mitologia e à teologia.

Depois dos monstros aquartelado numa cidade, num reino ou num império, é natural que surjam outros mais poderosos, a favor de um desastre, da liquidação das nações e das nossas liberdades. Quadro onde consumamos o contrário das nossas aspirações, onde as desfiguramos sem descanso, a História não é por certo de essência angélica. Quando a consideramos, concebemos apenas um desejo: promover a amargura à dignidade de uma gnose.