Citação de

O Campo da Experiência Nunca nos Satisfaz

Sendo todos os princ√≠pios do nosso entendimento apenas aplic√°veis a objectos da experi√™ncia poss√≠vel, toma-se evidente que todo racioc√≠nio racional, que se aplica √†s coisas situadas fora das condi√ß√Ķes da experi√™ncia, ao inv√©s de alcan√ßar a verdade, apenas deve necessariamente chegar a uma apar√™ncia e a uma ilus√£o.
Mas o que caracteriza tal ilus√£o √© que ela √© inevit√°vel (‚Ķ) a tal ponto que, mesmo quando j√° nos apercebemos da sua falsidade, nos n√£o podemos libertar dela. (…) De facto, o campo da experi√™ncia nunca nos satisfaz. (…) A nossa raz√£o, para se satisfazer, deve, pois, necessariamente, tentar ultrapassar os limites da experi√™ncia e, por consequ√™ncia, persuadir-se infalivelmente de que por esse caminho alcan√ßar√° a extens√£o e a integralidade dos seus conhecimentos, coisa que ela n√£o pode encontrar no campo dos fen√≥menos. Mas esta persuas√£o √© uma ilus√£o completa: estando totalmente para al√©m dos limites da nossa experi√™ncia sens√≠vel todos os conceitos e princ√≠pios do entendimento, e n√£o podendo ent√£o ser aplicados a qualquer objecto, a raz√£o ilude-se a si mesma quando atribui um valor objectivo a m√°ximas completamente subjectivas, que, na realidade, apenas admite para sua pr√≥pria satisfa√ß√£o.
(…) Todos os nossos racioc√≠nios que pretendem sair do campo da experi√™ncia s√£o ilus√≥rios e infundamentados. (…) N√£o s√≥ a ideia de um ser supremo, mas at√© os conceitos de realidade, de subst√Ęncia, de causalidade, os de necessidade na exist√™ncia, perdem toda significa√ß√£o e n√£o s√£o mais do que v√£os nomes de conceitos, sem qualquer conte√ļdo, quando ousamos sair com eles do dom√≠nio das coisas sens√≠veis. (…) Quando nos n√£o limitamos j√° a aplicar a nossa raz√£o a objectos da experi√™ncia e tentamos alarg√°-la para al√©m dos limites dessa experi√™ncia, resultam da√≠ proposi√ß√Ķes dial√©cticas que a experi√™ncia n√£o pode nem contraditar nem confirmar e cada uma das quais n√£o s√≥ √© isenta por si mesma de contradi√ß√£o, mas tamb√©m encontra na natureza da raz√£o condi√ß√Ķes que a tornam necess√°ria; infelizmente, a asser√ß√£o contr√°ria n√£o assenta em raz√Ķes menos boas e menos necess√°rias. (…) Tais asser√ß√Ķes capciosas d√£o origem a uma arena dial√©ctica onde a vit√≥ria ser√° do partido que mantenha a ofensiva e onde aquele que for levado √† defensiva ter√° de sucumbir.